A Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude do Governo do Amapá (Sejuv) e o Núcleo de Educação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) firmaram parceria para a implementação do projeto "Brigada Jovem Pela Paz no Trânsito", que tem como meta formar jovens que atuarão como multiplicadores da consciência no trânsito.
O projeto inicia em agosto deste ano e deverá atenderá sete escolas estaduais dos municípios de Macapá e Santana, tendo como público-alvo jovens com idades entre 15 e 19 anos que irão atuar nas ruas e avenidas das duas cidades em ações de prevenção e conscientização.
"O projeto chegará a sete mil jovens nos dois municípios mais populosos do Estado. Depois de capacitados, eles serão muito importantes, pois poderão atuar como agentes conscientizadores, ajudando na prevenção de acidentes", comenta Domingos Dias, assessor da Sejuv.
Cronograma
A Escola Estadual Nilton Balieiro Machado será a primeira a receber o projeto, que será executado em três etapas. A primeira conta com palestras sobre a importância da conscientização no trânsito, a segunda conta com minicursos e oficinas para os jovens e a terceira e última etapa ocorre com uma grande ação no entorno da escola.
"Os jovens participantes do projeto irão receber certificados de 'Amigos da Brigada', como cidadãos conscientes e com prudência no trânsito", ressalta o secretário da Juventude, Alex Nazaré.