Com a presença do secretário de Políticas para a Juventude, Alex Nazaré, a Agência de Fomento do Amapá (Afap) deu as boas-vindas aos novos candidatos ao Crédito para Juventude com palestra sobre o programa, na manhã desta quinta-feira, 5, na sala de palestras Chico Andréa.
Ao abrir o debate, o diretor-técnico da Agência, Cláudio Bahia, falou do espirito com o qual o jovem deve vir ao programa, enfatizando que o Crédito para Juventude é formatado para recepcionar jovens empreendedores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, conceituando o Credjuv como "um programa de prospecção de jovens que têm uma ideia na cabeça, que só precisam de apoio financeiro para transformá-la em um empreendimento lucrativo".
Bahia discorreu ainda sobre o desempenho do programa, que chega à sua quarta turma já com 16 jovens financiados, R$ 135.891,00 investidos e com zero por cento de inadimplência. Segundo o diretor, que responde interinamente pela presidência, "o fato dos jovens estarem pagando religiosamente as parcelas de seus empréstimos mostra que eles entenderam qual é o espírito do programa, que é universalizar o crédito produtivo orientado a um número amplo de jovens talentos. E pagar o empréstimo é a garantia que a Agência tem de levar o programa aos jovens de todo o Amapá. Afinal, nós estamos lidando com dinheiro público".
A gerente do programa, Geovana Cabral, explicou em detalhes aos cerca de 20 jovens presentes os objetivos e etapas do Credjuv, sempre ressaltando que ele é feito para quem tem espírito inovador e disciplina, características fundamentais a quem quer ser um empreendedor de sucesso.
"Muitos jovens chegam aqui pensando que basta fazer inscrição e pronto, o dinheiro é liberado. Não. Precisa passar por uma oficina de capacitação, aprender a planejar e, finalmente, defender seu projeto diante de um comitê técnico", enfatizou Geovana, acrescentando que muitos jovens desistem do crédito porque não conseguem passar por esses filtros. "Só quem é empreendedor passa sem problemas. Daí o fato das três primeiras turmas de jovens estarem crescendo em seus empreendimentos".
Ao final da palestra, que teve participação efetiva dos jovens, o secretário de Juventude falou sobre a história do programa, desde sua discussão pelo movimento jovem organizado, a criação da lei, sua implantação (pela Afap, Sete e própria Sejuv) até hoje. "Quando o nosso programa de financiamento de jovens empreendedores serve de referência a outros estados", destacou Alex Nazaré, que concluiu o evento dizendo que "o Credjuv é lei. Vai ficar para sempre, financiando as próximas gerações de empreendedores e as que virão depois delas".
As palestras acontecerão toda semana e servem para nivelar as informações entre os jovens, para que quando eles forem chamados às entrevistas já cheguem sabendo exatamente o que querem empreender e de que forma seu empreendimento se encaixa no programa.