Para intensificar as ações voltadas para a juventude, o Estado do Piauí contará com locais destinados a cursos de qualificação, palestras, oficinas e outras ações dentro dos Espaços Cidadania, serão as Casas das Juventudes.
O projeto é uma adaptação da ação realizada no Estado de Pernambuco, fruto de um convênio entre o governo estadual e os municípios que contam com conselhos ou coordenadorias de juventude. “O governador Wilson Martins já autorizou a instalação desse projeto dentro dos Espaços Cidadania no Piauí. A infraestrutura será de responsabilidade do Governo, a manutenção dos gestores municipais e as propostas de cursos e capacitação de ambas as partes”, explica Plínio Dumont, coordenador estadual da Juventude.
A meta da Coordenadoria Estadual da Juventude é que até o fim deste ano de 2012, cinco Casas das Juventudes estejam funcionando. “Temos 62 conselhos em todo o Piauí e estamos fazendo um levantamento de quais estão atuando plenamente para estabelecer os convênios”, enfatiza Plínio Dumont.
Teresina contará com uma estrutura maior e diferenciada. A capital abrigará o Centro de Referência da Juventude, no bairro Parque Piauí, e oferecerá diversos serviços e ações para a juventude em um só lugar. “Estamos em fase de licitação para a reforma do prédio no Parque Piauí. O valor desta obra esta orçado em R$ 500 mil e é oriundo do Tesouro Estadual”, disse o coordenador estadual da Juventude.
O Centro de Referência da Juventude contará com piscina olímpica, quadra esportiva coberta, aulas de capoeira, estação do Piauí Digital, pré-vestibular oferecido pela Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), além de cursos de qualificação, que serão oferecidos em parceria com a Setre (Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo).