A secretária estadual da Criança e da Juventude do Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, tomou posse como presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Juventude (Forjuve) para o biênio 2012/2014. O evento aconteceu nessa quinta-feira (31), em prédio anexo à Assembleia Legislativa, no Recife, e reuniu cerca de 30 representantes de todo o Brasil que, na ocasião, compartilharam experiências e discutiram as políticas públicas para a juventude.
A reunião do fórum aconteceu pela primeira vez em Pernambuco e contou com a presença da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo. Os gestores conheceram uma das experiências que está sendo considerada modelo para todo o Brasil e que foi criada na Zona da Mata de Pernambuco: a Casa das Juventudes.
O Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Juventude foi fundado em 2004, no Ceará, durante a I Reunião de Secretários e Gestões Estaduais de Juventude. Teve duas gestões e se reúne três vezes ao ano. São membros do Forjuve representantes da administração pública de cada Estado, membro da República Federativa do Brasil, que seja responsável pela coordenação das políticas de juventude no ente federado respectivo, observando a denominação adotada em cada um deles.
O fórum tem como finalidades congregar os gestores estaduais de juventude em torno de interesses comuns, promovendo maior aproximação, cooperação e solidariedade, objetivando a ampliação crescente das políticas públicas de juventude em todos os setores; fomentar ações que se voltem à melhoria da qualidade de vida dos jovens brasileiros; promover a capacitação de gestores públicos, para o planejamento e estabelecimento de metas e prioridades nas ações voltadas para juventude; incentivar a institucionalização de órgãos de juventude nas unidades federadas, bem como a manutenção e o aprimoramento dos espaços já constituídos.
Casa das Juventudes
Mais 42 novas Casas das Juventudes serão instaladas pela Secretaria da Criança e da Juventude do Governo de Pernambuco (SCJ) a partir deste mês. Com esta ampliação, a SCJ leva o espaço para 93 municípios pernambucanos, atendendo 60% do Estado. Cada espaço será equipado com 10 computadores, projetor multimídia, tela de projeção, caixa amplificadora, microfones, filmadora digital, câmera digital, cadeiras, mesa de reunião, quadro branco, impressora, dentre outros equipamentos.
"Esse é um espaço de referência para a juventude dos municípios. Neles são promovidos cursos, oficinas, vídeos a depender da característica da cidade de onde ele está instalado. Em muitos municípios, as Casas são o único espaço físico onde os jovens podem se reunir para discutir seus problemas, fortalecendo sua cidadania", diz a secretária estadual da Criança e da Juventude, Raquel Lyra.
O Casa das Juventudes foi criado na Zona da Mata e hoje é uma referência nacional. O modelo é uma parceria entre Estado e municípios. O primeiro equipa as Casas e presta apoio técnico. O segundo fica responsável pela manutenção. As Casas das Juventudes podem ser implantadas em municípios com até 40 mil ou atendido pelo Governo Presente, em comunidades tradicionais. Outra exigência é que seja criado um órgão gestor naquela cidade.