A JUVENTUDE QUE SE ACEITA
LGBTQIA+ VOCÊ JÁ SE PEGOU PENSANDO O PORQUÊ DE TANTAS LETRAS? NOMEAR PARA EXISTIR. É IMPORTANTE CELEBRAR E DEFENDER A DIVERSIDADE EM CADA LETRA EXPOSTA. ENTENDER A PARTICULARIDADE QUE SE ENCONTRA AO SE DEFINIR NESSE ALFABETO OU ATÉ MESMO A SINGULARIDADE EM NÃO PRECISAR SE DEFINIÇÃO PARA SE SENTIR LIVRE.
A LIBERDADE DESSAS JUVENTUDES SEM ROTULOS E SEM AMARRAS. O ARMÁRIO NÃO É NOSSO LUGAR E NÃO NOS CABE. SER DIFERENTE DA NARRATIVA DOMINANTE NÃO É DEFEITO, DOENÇA OU VERGONHA. VERGONHA É O TERMO A SER USADO PRA QUEM AINDA NÃO ENTENDEU QUE AMOR É LIVRE DE QUALQUER DENOMINAÇÃO. QUE AMAR É REVOLUÇÃO. DOENTE É QUEM PRECISA DA CURA PARA O PRECONCEITO. DEFEITO É LUTAR CONTRA A LIBERDADE DE SER QUEM É.
NOMEAR PARA EXISTIR. ENTENDEU-SE A NECESSIDADE DA EXPANSÃO DO “FAMOSO” GLS OU O LGBT. NÃO SE REPRESENTAVA A DIVERCIDADE NECESSARIA PARA EXISTIR. AS NOVAS LETRAS VEEM CARREGADAS DE HISTÓRIAS E LUTAS DE QUEM CANSOU DE “NÃO EXISTIR”.
O “Q” REPRESENTA O QUEEN, TERMO INGLÊS DESTINADO A PESSOAS QUE NÃO SE IDENTIFICAM TOTALMENTE COMO HOMEM OU MULHER, MAS SIM UM TERCEIRO GÊNERO, O FLUÍDO.
O “I” DEFINE O INTERSEXO. PESSOAS QUE PODEM NASCER COM GENITAIS CORRESPONDENTES A UM SEXO, MAS TER O SISTEMA REPRODUTIVO E OS HORMÔNIOS DO OUTRO. ANTES CONHECIDAS COMO HERMAFRODITAS.
O “A” VEM REPRESENTANDO OS ASSEXUADOS. PESSOAS QUE NÃO SENTEM ATRAÇÃO SEXUAL POR NENHUM SEXO, MESMO TENDO RELAÇÕES AMOROSAS
JÁ O + SIGNIFICA AS OUTRAS ORIENNTAÇÕES SEXUAIS E IDENTIDADE DE GÊNERO FAZENDO TODAS SE SENTIREM REPRESENTADAS.
NOMEAR PARA EXISTIR. A JUVENTUDE QUE SE ACEITA E EXIGE RESPEITO, ESPAÇO, VOZ E VEZ. A MISSÃO DE UMA GERAÇÃO EM CONSEGUIR TRAÇAR UM NOVO HORIZONTE CHEIO DE NOVAS PESPECTIVAS E MENOS INTOLERANCIA. EU EXISTO NO “B” E VOCÊ? NOMEAR PRA RESISTIR.
ESCRITO POR LUIZA OLIVEIRA, PRESIDENTE DA JSB RECIFE
*As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião da JSB.