Entre os dias 5 a 8 de setembro foi realizado em Brasíia o 14º Conselho Nacional de Entidades Gerais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. O encontro que reuniu jovens secundarista de todo o Brasil teve como missãoprincipal convocar o 40º Congresso da entidade que se realizara ente 28 de novembro a 1 de dezembro de 2013.
Além dos delegados socialistas, a JSB contou com a participação de diversos expositores que contribuíram nos grupos de debates temáticos que compuseram a programação do Coneg. Entre os participantes estiveram Danilo Otto, Fabrício Lopes, Niully Campos e Silvanio Medeiros.
O 1º secretário da UBES, Jorge Maicon ressaltou que essa mescla de gerações ajuda na construção critica dos rumos da entidade e fortalece os vínculos dos socialistas de varias gerações do Movimento Estudantil.
“Conseguimos juntar nessa oportunidade mais de uma década de história da nossa participação na UBES. Foi importante para que os iniciantes possam entender um pouco mais o quanto é importante valorizar esse espaço de formação cidadã e luta social”, ressaltou Maicon.
O congresso é fórum máximo do movimento secundarista e será responsável por debater e aprovar as resoluções que vai orientar as ações da entidade na próxima gestão, além de eleger a nova diretoria da UBES
Os socialistas presentes avaliaram positivamente a participação no Coneg e acreditam que a partir de agora a entidade dá um passo importante para ampliação da democracia interna, mas que isso é apenas parte de um processo mais amplo, conforme informou Niully Campos, secretaria nacional de movimento estudantil da JSB. “Há anos nós da Juventude Socialista Brasileira cobramos mais democracia e canais de participação nos fóruns da entidade. A queda do funil é um avanço, acreditamos que estamos no caminho certo. O momento agora é de avançar ainda mais nas mudanças”, completou.