Entre os últimos dias 18 e 21, em Recife (PE), aconteceu o 2º Encontro Nacional de Grêmios da UBES, onde foram debatidas as principais questões nacionais e a Educação brasileira.
O novo ensino médio foi uma das principais bandeiras debatidas pelos estudantes durante o 2º Encontro Nacional de Grêmios da UBES. Segundo os estudantes, a etapa escolar é deixada de lado pelas políticas públicas e deixa a desejar na formação da juventude.
Para o primeiro secretário da UBES, Maicon Lourenço, o encontro mostrou o quanto os jovens estão cada vez mais organizados no movimento estudantil.
“O encontro provou que o movimento estudantil secundarista vem crescendo. O encontro reuniu grêmios de Norte à Sul do Brasil e pudemos perceber o quanto o jovem brasileiro está preocupado com o seu futuro. Um dos temas mais debatidos foi a construção do Novo Ensino Médio. Tivemos grandes avanços nesse debate”, avaliou.
Maicon acredita que em breve, com os demais eventos do movimento estudantil, os temas debatidos no encontro, serão aprofundados.
“Teremos mais momentos como este em breve. É fundamental que possamos tratar mais sobre a Educação brasileira e unificar o movimento estudantil em torno de bandeiras que contemplem todos os estudantes”, afirmou, complementando.
“O 40º Congresso Nacional da UBES vem aí. Temos a certeza de que estaremos bem mais fortes e contamos com os estudantes secundaristas do Brasil para travarmos as próximas lutas do movimento estudantil”, finalizou.
O 2º Encontro Nacional de Grêmios da UBES reuniu mais de 3 mil grêmios estudantis e cerca de 4 mil jovens estudantes secundaristas de todo país.