A União Nacional dos Estudantes (UNE) está maior e mais forte do que nunca. O tamanho da UNE esteve refletido na plenária final do seu Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) hoje, em Recife. O encontro teve recorde histórico com a inscrição de mais de 3.500 diretórios acadêmicos (DAs) e Centros Acadêmicos (CAs) de todo o país. Cerca de cinco mil estudantes participaram da plenária para definir os rumos do movimento estudantil para o próximo período.
No total foram apresentadas doze propostas para três grandes eixos, Conjuntura, Reforma Universitária e Movimento Estudantil. Após a votação dos delegados, foram definidas as diretrizes de reivindicações da UNE para essas áreas. Segundo o presidente da entidade, Daniel Iliescu, o CONEB leva o movimento estudantil para uma postura consciente e combativa:
“A unidade da juventude tem sido uma grande característica de algumas das nossas lutas nos últimos anos, tendo como maior exemplo os 10% do PIB para a educação. O Coneb deixou claro que a vontade de avançar nessa pauta é enorme”, salientou.
Outro ponto importante da plenária final foi convocar a Jornada de Lutas do próximo mês de março. A mobilização está sendo construída, nos últimos meses, em conjunto com outros movimentos como a juventude do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e a juventude da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Além das resoluções, foram aprovadas também moções com o posicionamento da UNE a respeito de temas diversos, entre eles uma carta de apoio aos movimentos LGBT, uma moção contrária à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em apoio a luta de estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do curso de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro que encontram desafios como o sucateamento e a precarização dos espaços do movimento estudantil.
Números
O Coneb aconteceu durante quatro dias e reuniu, no total cerca de cinco mil estudantes. Foram realizados vinte três debates, dois grandes atos, sendo um de lançamento da Comissão da Verdade da UNE e outro de encontro com o ministro da Educação Aloizio Mercadante. As três propostas aprovadas para os rumos da UNE no próximo período foram definidos em nove grupos de discussão. Foi realizado um seminário nacional do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) e duas noites de shows e atrações culturais na Unviersidade Federal de Pernambuco.
Bienal da UNE
O Coneb antecedeu a Bienal da UNE, que começa nesta terça-feria dia 22 em Olinda e vai até o dia 26. A Bienal é o maior festival estudantil da América Latina e deverá reunir cerca de 10 mil estudantes de todas as regiões do país com atividades de cultura, esporte, ciência, tecnologia e extensão. A Bienal é um reflexo da atual produção nas universidades do país. Em sua oitava edição,o evento traz neste ano o tema “A Volta da Asa Branca”, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, celebrado no último dia 13 de dezembro.