Durante este sábado (08) no IV Encontro Nacional dos Estudantes (ENE) foram discutidas várias etapas ainda necessárias para tornar a Juventude Socialista Brasileira mais forte e reconhecida em todo o país. O evento acontece em Viana (ES) e vai até domingo (09), jovens de diversos estados e municípios brasileiros estão reunidos desde sexta-feira (07) para discutir melhorias e avaliar os avanços do segmento.
No primeiro painel deste sábado aconteceu o encontro de gerações da JSB. Silvanio Medeiros, ex-secretário Nacional da Juventude, explanou sobre a necessidade do segmento de solicitar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) mais apoio, em tudo o que for necessário ao segmento – e assim despertar, nos outros movimentos, a necessidade de apresentar cada vez mais o Partido pelo país. “Vocês jovens não podem ficar sozinhos”, destacou.
Ele salientou ainda a importância da comunicação digital nos dias de hoje. “O Facebook, por exemplo, é a ferramenta que atinge a todos. Do jovem à vanguarda, independente da faixa etária, todos acessam e transmitem informações nessa rede”, lembrou.
“É preciso consolidar a juventude, fazer uma juventude que esteja representando o país e não só a minoria, mas que represente uma maioria”, concluiu Medeiros.
Em um segundo momento, da primeira parte deste sábado, foram discutidos os recursos do Brasil para a educação, o acesso dos jovens, a transparência do segmento e a troca de experiências entre a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Moisés Silva, ex-secretário geral da UNE analisou e apontou o processo das dificuldades dos estudantes em avançar na educação brasileira. “É preciso desenvolver e investira na educação e nos trabalhos dos grêmios e movimentos estudantis”, disse.
Após a apresentação dos palestrantes foi aberto um momento de explanações dos jovens presentes no evento. Muitos apresentaram propostas, projetos e trabalhos que realizam em seus municípios, suas escolas e faculdades, sempre salientando a necessidade de entrosamento e uniformização de ideias no segmento. Cobraram também maior participação da JSB em visitas nos estados.
Sérgio Cardoso, presidente Nacional da JSB, explicou que a Juventude Socialista Brasileira (JSB) tem um grande desafio pela frente. “Nosso desafio é acompanhar o crescimento do Partido Brasileiro Socialista, o PSB alcançou 444 prefeitos, temos que buscar alcançar e movimentar cada município”, disse.
“Precisamos também oportunizar espaços para os jovens brasileiros, temos a necessidade de oferecer voz a Juventude. É preciso avançar em cada canto do país, adentrar em todos os guetos, dar oportunidades”, avaliou sobre os jovens espalhados pelo país que ainda não tem conhecimento da JSB, sua bandeira e seus objetivos.
“Onde houver um jovem no país, nós estaremos lá, para apresentar a Política Pública da Juventude”, concluiu.