A luta feminina é o tema da primeira live promovida pela Juventude Socialista Brasileira (JSB) do Espírito Santo na série “JuventudES participa!”, marcada para sexta-feira (28) a partir das 20h. Participarão da conversa duas representantes do governo socialista do estado, a vice-governadora Jacqueline Moraes e a Secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, que debaterão A luta feminina e seus bastidores.
A série de lives é, segundo a organização do evento, um novo meio de conversar com a juventude capixaba por meio de vários temas ligados aos jovens brasileiros.
Leia também: Lei da Transparência: antídoto contra a corrupção, completa 12 anos
Juventude feminista organiza o debate
Segundo a secretária-geral da Juventude Socialista capixaba Cris Miranda, a forma com que as mulheres vivem precisa ser considerada. “Estamos inseridas em uma sociedade machista, homofóbica, e majoritariamente masculina que ocupa quase todos os cargos/níveis de trabalho, ensino e política”, explica.
Para a jovem socialista, esse formato “apaga” a imagem feminina, que praticamente desaparece em meio a tantos homens. Cris ainda salienta a importância da participação feminina em todas as áreas, como forma de “serem a diferença”, contribuindo para uma sociedade “com qualidade e igualitária para todos”, completa.
“As mulheres jovens precisam sentir e entender que podem e conseguem realizar qualquer demanda exigida, além de tomada de decisões que competem a toda sociedade, mesmo que por trás dos bastidores tenham que relutar com diversos apontamentos e pressões impostas sobre as mesmas.”
Cris Miranda
O tema escolhido foi proposto pela JSB Feminista do Espírito Santo e engloba não somente a Juventude Socialista Feminina mas todas as mulheres que estão inseridas nesse contexto político social. “Esperamos que os depoimentos, dicas e apoio as Jovens Socialistas as façam confiar e até mesmo criar coragem para adentrar neste ‘mundo’ político em meio a tanta adversidade”.
As convidadas
A vice-governadora Jacqueline de Moraes é empreendedora individual e estudante de Direito. Foi vereadora no município de Cariacica-ES entre os anos de 2013 a 2016. Com origem nos movimentos comunitários e de base, em seu mandato como vereadora apresentou inúmeros projetos voltados para defesa das mulheres, como por exemplo o Fórum Permanente de Debates em Favor da Erradicação da Violência Contra as Mulheres. É militante no segmento de Mulheres Socialistas e atuante nas áreas política e comunitária, principalmente nas periferias. Faz parte do Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
A secretária Nara Borgo é advogada e assumiu a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) já no início do governo do socialista Renato Casagrande (PSB). É também presidenta do Conselho Estadual Sobre Drogas (Coesad). Tem mestrado em Direito e é especialista em Direito Penal e em Gestão de Pessoas. Foi secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho da cidade de Vitória-ES, vice-presidenta da OAB/ES, conselheira estadual, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/ES e professora universitária.
Sobre o projeto da JSB
O projeto JuventudES Participa! realizará debates mensais e debaterá temas relevantes para a juventude, sempre com a participação de figuras relacionadas aos temas propostos. Os debates serão online pela plataforma google meet, para que haja interação entre os palestrantes convidados e o público que está assistindo. O link para o encontro será disponibilizado pela Juventude em suas redes sociais.