Durante o último encontro do Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE (CONEG), a Juventude Socialista Brasileira (JSB) apresentou o Movimento Participa. A iniciativa busca fomentar a participação dos jovens nas lutas por transformações sociais e aproximá-los do movimento estudantil. Dirigentes partidários já planejam próximos encontros e a expectativa é que grandes nomes da política brasileira participem das atividades.
Realizado em São Paulo, nos dias 14 e 15 de abril, o 69º CONEG da UNE teve como tema: “Estudantes na luta por uma nova universidade para reconstruir o Brasil”. Com esse espírito, a JSB esteve presente e marcou sua fala com a apresentação do Movimento Participa, coordenado por Bruno Barreto, que também é secretário de Movimento Estudantil da juventude socialista. Bruno explicou que, além de incentivar a participação dos jovens nos espaços de debate do movimento estudantil, o Participa tem como objetivo fazer com que os jovens compreendam que a política pode ser reinventada e participativa.
“A bandeira da justiça social é a principal bandeira do Movimento Participa, onde buscamos uma juventude que tenha acesso a uma educação de qualidade e que isso proporcione uma maior participação nos espaços de poder. Acreditamos que os jovens podem contribuir para o desenvolvimento e progresso da sociedade. Ao se envolver na política desde cedo, eles têm a oportunidade de aprender sobre o funcionamento do sistema político e de desenvolver habilidades de liderança”, explicou ele.
Na prática
Os idealizadores e desenvolvedores do projeto querem realizar encontros entre os jovens e figuras políticas brasileiras que podem ser bons influenciadores, sempre falando de assuntos relevantes para as pautas defendidas pelo movimento. “Nós já estamos presentes em mais de 10 estados e estamos buscando ampliar as palestras presenciais com rodas de conversas referentes aos temas defendidos pelo Movimento para ter uma maior inserção dentro das instituições de ensino do nosso país”, afirmou o coordenador Bruno.
A estreia do Participa foi um sucesso. Lançado oficialmente na Bienal da UNE, realizada em fevereiro deste ano no Rio de Janeiro, o movimento realizou uma formação para mais de 150 estudantes de todo o país e contou com a participação de Alessandro Molon, ex-deputado do PSB eleito cinco vezes o melhor deputado federal do país.
O diretor de Extensão da UNE e secretário de Relações Parlamentares da JSB, Luís Alves, também esteve presente no CONEG e falou sobre a importância de mais jovens conhecerem as pautas defendidas pelo Movimento Participa.
“Nosso ideais estão baseados no socialismo democrático que combina os princípios do socialismo e da democracia, buscando garantir a igualdade social e econômica por meio da redistribuição de riquezas e da participação democrática de quem mais necessita, defendendo assim uma criação de sistemas de saúde e educação pública, universal e gratuita, com a promoção de políticas de proteção social e a redistribuição de renda e riqueza”, elencou ele.
Para os interessados, o Movimento Participa irá se reunir na modalidade remota no próximo dia 29 de abril. Mais informações poderão ser obtidas, em breve, por meio das redes sociais da Juventude Socialista Brasileira e do Movimento Participa.
Datas das próximas plenárias:
29/04
13/05
27/05
17/06
24/06
08/07
@jsbnacional
@movimento.participa