Como parte das ações programadas pela gestão eleita no ano passado para comandar a juventude socialista, a direção nacional e o Conselho Político do segmento apresentaram o 1º Planejamento Anual da JSB. O documento foi elaborado de forma conjunta com os diversos membros da juventude de todos os estados do Brasil. Composto de diversos pontos que serão desenvolvidos ao longo de 2023, o planejamento aposta, principalmente, na formação política e na expansão do movimento estudantil.
De acordo com o presidente Nacional da JSB, Jiberlandio Sahad, o planejamento produzido é o primeiro de outros que serão elaborados a fim de organizar as ações do segmento. “Tenho certeza que teremos a oportunidade de desenvolver várias outras coisas fundamentais para a juventude com base no que estamos entregando agora. Já temos programado, por exemplo, a construção de um plano plurianual, um documento muito mais complexo que nos trará parâmetros de médio e longo prazo”, adiantou Sahad.
Um dos organizadores do planejamento, o secretário de Formação Política e Planejamento da JSB, Diego Adam, explicou que o principal objetivo do documento é nortear os trabalhos da juventude nos estados e municípios a fim de criar mais unidade entre as secretarias, além de reforçar a identidade do segmento no Brasil inteiro. Com isso, um dos resultados esperados é o aumento do número de representantes jovens eleitos. “A JSB tem 34 anos de existência, e esse planejamento vem justamente no momento em que precisamos, mais do que nunca, do protagonismo da juventude. Um planejamento estruturado e participativo como este que entregamos este ano, com certeza renderá bons frutos e excelentes mandatárias e mandatários no futuro próximo”, analisa ele.
Segundo Adam, as ações prioritárias elencadas no planejamento foram definidas com objetivo de oferecer mecanismos para auxiliar os dirigentes estaduais e municipais em dificuldades enfrentadas no dia-a-dia do segmento. Porém, um dos pontos de maior destaque é o trabalho de formação e fortalecimento das pautas fundamentais para a juventude. “Elaboramos pontos estratégicos de expansão, como o lançamento do ‘Movimento Participa’ (ocorrido na 13ª Bienal da UNE, no Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano). Mas, estamos muito focados e oferecer uma formação que construirá uma base forte para as defesas que são muito caras para a nossa juventude, gerando uma consolidação de lideranças com conhecimento e entendimento da Juventude Socialista Brasileira e do Partido Socialista Brasileiro”, completou.
A direção envolvida no processo é unânime em reforçar a importância da participação dos jovens na política nacional, principalmente neste momento tão importante de resgate da democracia e dos avanços conquistados pelos movimentos sociais nas últimas décadas. Como movimento existente desde 1989, e um dos principais grupos nacionais de juventude, a JSB não poderia deixar de ser uma grande frente de lideranças e militância em defesa da liberdade e da boa política. “A juventude é o presente e o futuro da nossa nação. E nós, seguiremos trabalhando para manter a esperança dos brasileiros de que grandes lideranças estarão chegando aos espaços de poder, não só fazendo jus ao legado da JSB e do partido socialista, mas, firmes também no compromisso de entregar o melhor para a nossa população, sempre trabalhando pelos anseios e pela melhora de vida das pessoas que mais precisam de políticas eficientes e de entregas efetivas”, concluiu o secretário.
Clique abaixo e acesse o planejamento:
Planejamento anual da JSB 2023