Evento promove protagonismo jovem e fortalece a democracia no Brasil
A juventude brasileira tem um papel fundamental na construção do presente e do futuro do país. Suas vozes, demandas e aspirações são peças-chave para a construção de políticas públicas que atendam às suas necessidades e promovam o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Nesse contexto, a realização da 4ª Conferência Nacional da Juventude, que ocorrerá de 14 a 17 de dezembro de 2023, em Brasília (DF), é um marco importante para fortalecer a participação social e dar voz aos jovens de todo o país.
Com o tema “Econstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, a 4ª Conferência Nacional da Juventude destaca a importância de repensar o presente e construir um futuro mais justo, inclusivo e sustentável para toda a sociedade. Esse tema abrange diversas questões essenciais para a juventude, como o acesso a direitos, o protagonismo jovem, a participação política e o bem-estar individual e coletivo.
A convocação da conferência por meio de decreto do presidente Lula representa o reconhecimento da relevância desse espaço de participação para a juventude brasileira. A conferência é uma das principais demandas na retomada da participação social e permite que milhares de jovens sejam ouvidos em todo o Brasil, tornando-se protagonistas de mudanças e contribuindo para o desenvolvimento do país.
Para Wesley Costa, Coordenador Geral da Secretaria Nacional de Juventude e membro da direção nacional da JSB, “a conferência é uma escuta que pretende ouvir mais de mil jovens em todo o Brasil, resultando em políticas públicas para a juventude. Encaramos esse momento com entusiasmo, pois será uma oportunidade de desenhar um diagnóstico da juventude brasileira e atender suas demandas.”
A 4ª Conferência Nacional da Juventude será um espaço de diálogo e escuta das demandas e necessidades dos jovens, proporcionando um panorama qualificado da realidade da juventude brasileira. A consulta nacional envolverá etapas municipais e livres, etapas estaduais e distrital, culminando na etapa nacional em Brasília. A diversidade geográfica e cultural do Brasil será refletida na composição dos delegados participantes, garantindo uma representatividade proporcional aos estados brasileiros.
“Essas escutas servirão de base também para o que a gente quer desenhar de política pública, do que a gente tem pensado sobre a juventude, é realmente uma tentativa de desenhar um diagnóstico da juventude brasileira.” complementa Wesley. Um dos aspectos fundamentais da conferência é a parceria entre o governo e a sociedade civil na elaboração do regimento interno, que estabelecerá a organização e o funcionamento do evento. Com a participação conjunta de membros do governo e da sociedade civil, “a conferência depois de alguns anos sem escuta da juventude, e as expectativas são as melhores possíveis. Na ponta para a juventude do país inteiro”, finaliza Wesley.
A 4ª Conferência Nacional da Juventude representa uma oportunidade ímpar de escutar e valorizar a voz da juventude brasileira, possibilitando a construção de políticas públicas mais efetivas e inclusivas. A expectativa é que a conferência resulte em políticas que promovam o desenvolvimento, garantam direitos e estimulem o protagonismo juvenil, impulsionando o Brasil rumo a um futuro promissor para toda a sociedade.
Aqui na JSB, convidamos você a acompanhar de perto os desdobramentos dessa conferência e entender como a juventude brasileira está se mobilizando para construir um país mais justo e igualitário para todos. Acompanhe nossas atualizações e fique por dentro de tudo que envolve a 4ª Conferência Nacional da Juventude!