A Juventude Socialista Brasileira (JSB) e a Federação da Juventude de Beijing – capital da China – assinaram, nesta sexta-feira (8), Protocolo de Intenção sobre Intercâmbio Amistoso. A reunião aconteceu na Sede do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Brasília.
O Protocolo prevê fortalecer intercâmbios nas áreas política, econômica, tecnológica e cultural. “Os contatos entre a JSB e a Federação da Juventude de Beijing estão sendo estabelecidos há algum tempo. Mas, a reunião presencial foi importante para firmar o compromisso de construção da relação de intercâmbio em diversas áreas que contribuirão para a formação de jovens, militantes e gestores do PSB”, explicou o secretário Nacional da JSB, Bruno da Mata.
Para o vice-presidente Nacional do PSB, Roberto Amaral, fortalecer o intercâmbio entre os jovens socialistas e chineses é fundamental. “O acordo de cooperação entre o PSB e a China é muito importante para nós dentro do ponto de vista político, econômico e cultural. Temos que estar juntos”.
Além do Roberto Amaral e Bruno da Mata, estavam presentes na reunião o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), a dirigente da Executiva Nacional do PSB, Mari Machado, o presidente nacional da JSB, Sérgio Cardoso, o secretário de Juventude do Amapá, Alex Nazaré e o secretário da JSB do Distrito Federal, Raphael Sebba. A comitiva da Federação da Juventude de Beijing foi chefiada pelo seu vice-presidente, Yang Haibin.
Leia, abaixo, o Protocolo de Intenção sobre Intercâmbio Amistoso Entre a Federação da Juventude de Beijing e a Direção Nacional da Juventude Socialista do PSB
Para aprofundar o conhecimento e a amizade entre os povos, particularmente, entre os jovens de seus países, a Federação da Juventude de Beijing e a Direção Nacional da Juventude Socialista do PSB, concordam em, com base no respeito mútuo e na igualdade e benefício recíproco, estabelecer relações de amizade e cooperação nos termos seguintes:
I. Os dois lados concordam com os princípios básicos de “paz e amizade, independência e autonomia, aprender um com o outro, cooperação com igualdade e desenvolvimento comum” para realizar intercâmbios e cooperações em vários aspectos.
II. Há que fortalecer intercâmbios e colaborações entre as organizações de juventude do Brasil e de Beijing reforçando o intercâmbio em termos de trabalhos de jovem e a cooperação sobre a formação pessoal de jovens entre as duas cidades.
III. Os dois lados concordam em ajudar os integrantes que participam nos projetos de intercâmbio das duas organizações a facilitar as formalidades necessárias.
IV. Os dois lados concordam em comunicar informações regularmente, aprofundar o conhecimento e promover a cooperação. Vão fornecer e trocar informações periodicamente para servir aos membros das duas organizações.
V. Os dois lados esperam promover, com base em intercâmbio amistoso, cooperações substantivas em economia, tecnologia, cultura e desporto, entre outras áreas.
VI. Vão fazer visitas mútuas periodicamente. O número de visitantes e o pagamento dos gastos durante a visita e da despesa de viagens internacionais de ida e volta vão ser determinados conforme o acordo das duas partes.
O presente protocolo entra em vigor a partir da data de assinatura e é assinado em dois originais, em chinês e português respectivamente, em Brasília, 08 de março de 2013, sendo ambos os textos igualmente autênticos.
Yang Haibin
Federação da Juventude de Beijing
Bruno da Mata
Secretário de Nacional de Juventude do PSB