Hoje o Uruguai e a América Latina se despedem de um presidente verdadeiramente de esquerda. O Uruguai, mesmo que com um pequeno território e com grandes limitações econômicas, diferentemente do Brasil, se destacou no cenário internacional, com grandes conquistas, liderandas pelo então presidente Pepe Mujica.
Com 79 anos, um estilo de vida simples e precursor de grandes avanços nas questões econômicas, sociais e na pauta dos direitos humanos, Pepe se despede com o dever cumprido e com um grande índice de aprovação do povo Uruguaio.
Nos seus cinco anos de governo houve estabilidade econômica e priorização dos planos sociais que reduziram a pobreza e a falta de moradia. Mujica também estimulou a tão sonhada agenda progressista, que legalizou o aborto, o casamento homossexual e a descriminlização do uso da maconha, diferentemente do nosso país onde a presidente Dilma sequer coloca em debate estas pautas.
A Juventude Socialista Brasileira deseja uma ótima gestão ao próximo presidente Tabaré Vasquez e que ele possa dar continuidade nos avanços e nas conquistas da nação Uruguaia e que o Brasil possa se inspirar na atuação política de um governo verdadeiramente de esquerda, socialista e dos trabalhadores.
Pepe e seu fusca azul irão deixar saudades, muchas gracias Pepe!