O Governo do Amapá, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (SEJUV), fechou no início do ano parceria com a Associação Educacional e Cultural Essência, tudo para a realização do projeto Sistema de Bandas e Orquestras, que tem como meta atender aos jovens em situação de vulnerabilidade social e dessa forma, possibilitar a inserção desse público na música erudita.
Pensando no melhor aproveitamento desta ideia, o secretário da SEJUV, Alex Nazaré, realizou na manhã desta quinta-feira (29), uma visita na embaixada da República Bolivariana da Venezuela, que é pioneira e vitoriosa, em organizar um Sistema de Música Erudita, através do El Sistema, que é um modelo didático musical, que consiste em um preceito de educação pública, com acesso gratuito e livre para criança, jovens e adultos de todas as camadas sociais.
"Nossa visita tem como objetivo principal realizar um termo de cooperação técnica e aprender melhor como é realizado este sistema que é referência mundial no assunto." Explica o secretário Alex Nazaré.
Parcerias
Para o conselheiro da embaixada da República Bolivariana da Venezuela, esta visita foi muito importante, já que outras parcerias podem ser realizadas, porém esta ideia de cooperação entre os sistemas de música erudita é muito bom, já que a população pode conhecer e se apaixonar por este tipo de música.
"O sistema ajuda a fortalecer a música local, já que tocando músicas populares no estilo erudita, a população, com toda a certeza, fica mais próxima deste estilo musical pouco difundido." Comenta Carlos Julio Ron, conselheiro da Embaixada da Venezuela.