A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou a criação do Grupo de Trabalho Interagências sobre Juventude no Brasil. O anúncio aconteceu na segunda-feira (22), na cidade do Rio de Janeiro, às vésperas da Jornada Mundial da Juventude, e também marcou a primeira visita do enviado especial sobre juventude da ONU, Ahmad Alhendawi, à América Latina.
Entre as agências que devem integrar o grupo de trabalho estão os programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para o Meio Ambiente (PNUMA), para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A primeira reunião de trabalho do grupo deverá acontecer ainda em agosto, mês em que é celebrado o Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto.
Além de Alhendawi, a ONU também esteve presente na figura do representante presidente da organização no Brasil, Jorge Chediek. Alhendawi elogiou o protagonismo do Brasil no fortalecimento da Juventude nos fóruns internacionais. O jordaniano se mostrou disposto a construir uma atividade sobre juventude e participação na próxima Assembleia Geral da ONU e também a fortalecer as articulações para a criação de um fórum permanente de juventude na organização mundial.