Entre os dias 22 e 28 de agosto, aconteceu o Encontro Latino-americano de Juventude em Solidariedade à Revolução Bolivariana, na Venezuela. O governo venezuelano organizou o evento para que os jovens e organizações juvenis de toda a América Latina pudessem estar conhecendo as obras da Revolução Bolivariana, assim como demonstrar o prestígio e a força que o Presidente Hugo Chávez tem junto aos outros países.
Representando o Brasil foram 86 delegados de diversas organizações de juventude, dentre elas a JSB, que contou com 7 representantes, sendo eles: Itamar Oliveira (Goiás), Raphael Sebba e Rodrigo Dias (Distrito Federal) e Fabiana Oliveira, Rafaella Araújo, Rodrigo Marques e Yuri Socuta (São Paulo).
O encontro permitiu que todos pudessem conhecer várias obras da Revolução Bolivariana, visto que as delegações foram divididas em 12 estados e assim puderam conhecer o país.
Para Fabiana Oliveira, o projeto de nação em execução na Venezuela é único e pode ter a contribuição dos jovens socialistas brasileiros. “Acredito que a JSB pode contribuir de maneira considerável para a realização dos trabalhos na Venezuela, sem dúvida, o PSB, pela importância que teve no processo de construção de uma democracia sólida no Brasil e por trabalhar hoje sob a orientação de um projeto de nação muito similar ao proposto por Chávez na Venezuela.”
Já com relação à visão que a América Latina tem do Brasil, Raphael Sebba avaliou. “Todos reconhecem o papel central que o Brasil desempenha para o continente, sendo a sexta economia do mundo e tendo um governo popular, sensível às causas latino-americanas”.
Itamar Oliveira, que foi o único da JSB a encontrar-se com o Presidente Hugo Chávez, em um comício na cidade de Cumaná, Estado de Sucre, surpreendeu-se com a popularidade da Revolução Bolivariana. “Foi uma experiência extraordinária. O Presidente Chávez é de fato uma figura muito amada por seu povo e muito carismática. A população reconhece os avanços do país feitos por ele por meio da Revolução Bolivariana. Acredito que a América Latina precisa conhecer a Venezuela e ver de perto os avanços desse país.