Mais uma vez o povo do Recife optou por construir, com novas ideias uma nova cidade. É que, ao lado do prefeito eleito, Geraldo Júlio (PSB), a vereadora Marília Arraes (PSB) foi reeleita pelos eleitores de Recife (PE), com 8.481 votos. Neta do ex-governador Miguel Arraes, Marília pôde conviver com a realidade do povo de Pernambuco e do Recife. Seu principal aprendizado foi defender os mais necessitados, movida pelo ideal de transformação da sociedade.
Em 2002, aos 18 anos, acompanhou Arraes durante toda a campanha que o elegeu um dos deputados federais mais votados de Pernambuco. Quatro anos depois participou da campanha vitoriosa do seu primo, Eduardo Campos, para governador de Pernambuco.
Em 2007, formou-se em direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Durante o curso, engajou-se no movimento estudantil, debateu gênero – inclusive no Fórum de Mulheres – e pluralidade de direitos. Também lutou em defesa da conservação do patrimônio e do prédio histórico da faculdade, através de projetos de preservação e buscando parcerias com instituições governamentais e não-governamentais.
Na Secretaria Especial de Juventude e Emprego do Estado, trabalhou a questão da geração de emprego, renda e qualificação profissional para as mulheres, através do programa Mãe Coruja, entre 2007 e 2008.
Aos 24 anos, elegeu-se vereadora do Recife com 9.533 votos, sendo a parlamentar mais nova nesta 15ª legislatura. Marília Arraes atuou como presidente da Comissão de Políticas Públicas da Juventude.
Logo no primeiro ano, articulou a 4ª edição do Parlamento Jovem do Recife (PJR), conseguindo a maior mobilização dos últimos três anos. Como também relatou o projeto de lei que cria o Conselho Municipal da Juventude, sancionado pelo Poder Executivo. Uma outra bandeira do mandato é a consolidação da democracia. Marília se envolveu em diversos atos, entre eles, realizou uma sessão solene em homenagem a Padre Henrique, assassinado por integrantes da ditadura militar. Ao final de 2009, começou a integrar a Frente Parlamentar do Recife de Combate ao Crack.
A responsabilidade aumentou quando no biênio 2011/2012 foi nomeada membro permanente da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife. Pela primeira vez, uma mulher assume a comando da Comissão, considerada uma das mais importantes já que avalia a constitucionalidade de todos os projetos que são apresentados na Casa. Além de presidir o bloco parlamentar PSB/PSD, com o objetivo de discutir a cidade de forma integrada.
Durante o mandato, Marília foi agraciada com o troféu “Amiga do Cedan”, o Centro de Defesa das Águas e da Natureza, e a “Medalha do Mérito Penitenciário”, devido a luta de Marília pelo desenvolvimento social e pelos direitos humanos. Também atuou sintonizada com as ações do Governo do Estado, principalmente no que se trata de políticas públicas municipal de segurança e reordenamento urbano. Atualmente, Marília Arraes também cursa MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas.