O candidato à prefeito de Recife, Geraldo Julio (PSB) assinou, na última sexta-feira (21), um documento que norteia as políticas públicas para a juventude recifense, servindo de base para a gestão do próximo prefeito da cidade. As proposições foram sugeridas pela entidade da sociedade civil organizada, Pacto pela Juventude e estão divididas em nove pontos prioritários: acesso à educação, ao trabalho, à saúde, à cultura e lazer, além do enfrentamento ao uso de drogas e o fortalecimento da interface do segmento com o Poder Público e os demais canais de comunicação.
“Assinamos esse documento como uma proposta nossa. No meu governo, todas as secretarias vão considerar os aspectos e as características da juventude e, assim, faremos uma política dirigida pelo prefeito, mas que levará a justiça social para os todos os recifenses. Podem alimentar a esperança que a vida no Recife vai melhorar, porque é a nossa força que vai fazer acontecer essa virada”, discursou Geraldo para cerca de mil jovens.
O combate ao crack também será prioridade da gestão socialista. O tratamento e a atenção aos usuários serão intensificados, com abordagens nas ruas, bem como o eventual acolhimento e apoio aos dependentes e seus familiares. Com a implantação do Programa Atitude, de enfrentamento à droga, o Recife terá o dobro de consultórios de rua, passando de seis para 12 unidades.
Já na educação as intervenções vão desde o ensino infantil ao profissionalizando e universitário. O Prouni Municipal vai oferecer bolsas de estudos aos alunos e professores da rede pública para que eles possam estudar em faculdades privadas. A meta é dobrar de 30% para 60% o percentual de estudantes de baixa renda que consegue acessar o curso superior e conceder 4,1 mil bolsas para os docentes da rede municipal. Ainda serão reestruturadas as escolas técnicas municipais.
“A juventude é o presente e não mais o futuro. E é Geraldo que vai colocar a cidade no rumo certo. Sua política é diferenciada: não simplesmente para a juventude, mas com a juventude”, reconheceu a presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Manoela Braga, elogiando o caráter participativo que o candidato do PSB vem adotado para elaborar o seu programa de governo.
Além de Manoela, o evento reuniu Daniel Ilescu, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE); Ângela Guimarães, presidente do COnselho Nacional de Juventude (Conjuve); Flávio Campos, membro da Direção Nacional da JSB e a secretária estadual da Criança e Juventude do Governo de Pernambuco, Raquel Lyra.