Por iniciativa da Juventude Socialista Brasileira (JSB) e a União de Jovens Socialistas, foi criada em Petrolina a Juventude da Frente Popular, composta por integrantes que apoiam a candidatura a prefeito de Fernando Filho. O objetivo do grupo é garantir políticas públicas para o público deste segmento no plano de governo e, consequentemente, na gestão municipal – caso o socialista seja eleito.
Segundo um dos integrantes do JSB, Edgar Xavier, uma das principais reivindicações é a criação de uma secretaria da juventude. “Hoje Petrolina, com 300 mil habitantes, conta apenas com uma diretoria para o segmento, que não atende a demanda.Queremos a reestruturação do conselho da juventude e a criação de uma secretaria para garantir ações de melhoria para os jovens”, disse.
Esta é a primeira vez que a juventude se organiza dessa maneira no município. “A iniciativa é pioneira na cidade. Hoje apenas o PSB, PRB e PCdoB possuem juventude organizada, mas o ideal é que cada partido tenha a sua, por isso nos unimos para garantir o bem comum ao segmento”, conta Felipe Anderson Santos.
Apesar do grupo apoiar a candidatura de Fernando Filho, Ágila Carvalho se adiantou em dizer que o movimento não acaba com a campanha política. “Não estaremos unidos reivindicando ações somente neste momento eleitoral, queremos participação no governo e medidas efetivas”, pondera.
Para Jackson da Silva, a categoria tem uma força que merece a atenção. “Não podemos ignorar a força que representa a juventude em Petrolina. Ouvimos todas as propostas e escolhemos a de Fernando Filho para apoiar, e consequentemente alavancar a juventude”, frisa.
Uma carta-proposta será entregue ao candidato. ” Depois de colher em conferências as propostas para a categoria, agora vamos entregá-la a Fernando Filho para que sejam incrementadas ao plano de governo”, conclui Fernando Silva.