Atual presidente da JSB de Porto Alegre, Leonardo Mesquita forjou-se na luta em combate à corrupção e a desigualdade social. Em 2008 fundou o Movimento Liberdade Humanitária que tinha como principal objetivo a mudança social através da formação política dos cidadãos. "A mudança que precisamos precisa ser estimulada. Possuimos as ferramentas necessárias para atingí-la. É através do debate, da troca de ideias e do conhecimento que combateremos a corrupção e outros maus hábitos existentes na política", afirma Leonardo.
No início do ano, Leonardo denunciou um esquema de corrupção no transporte público que envolvia à Câmara Municipal de Porto Alegre. Acabou sendo agredido por alguns vereadores que não mantiveram a calma. "Esse episódio mostra o quanto queremos contribuir para que Porto Alegre se torne uma cidade melhor. Sabemos que essa é uma batalha travada diariamente e que precisa dedicação, mas estamos prontos para desempenhá-la", salienta Leonardo.
Para o pleito 2012, Leonardo Mesquita apresenta-se como uma das opções de renovação para Porto Alegre, sua proposta de campanha de combate à corrupção e as desigualdades sociais tem agradado as pessoas na caminhas, reuniões e demais atos de campanha. "Leonardo tem desempenhado um grande papel no movimento social e é uma forte candidatura jovem à Câmara de Vereadores", comentou Tony Sechi, secretário geral da Direção executiva Nacional da JSB.