O secretário nacional da JSB, Bruno da Mata, junto com a delegação brasileira composta por outros integrantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB), PCdoB e PT, esteve em Pequim, na China, na última semana. A viagem foi um convite do Partido Comunista Chinês para um encontro de trabalho, com o objetivo de debater as experiências de desenvolvimento econômico e social nos dois países.
Bruno da Mata representou o PSB, juntamente com os deputados federais Glauber Braga (JSB-RJ) e Luiz Noé (RS); e pela representante do Movimento de Mulheres Socialistas, Francileide Fontenelli.
“A China, além de ser um país na constituição mundial de uma nova economia, com certeza já é o maior investidor do Brasil em várias áreas”, destacou Luiz Noé. O deputado lembrou ainda que o país se tornará “o maior importador e exportador do mundo. Para o Brasil, é uma nova oportunidade que se abre nos negócios e na cooperação entre os dois países, além de ensinar e aprender".
Bruno da Mata destacou a troca de experiências e ideias na viagem. “A possibilidade de intercambio de experiências entre o PSB e o PCCh é de suma importância para a melhor compreensão da maneira como podemos nos posicionar inclusive nas questões nacionais do Brasil”, afirmou.
“A China, hoje, se posiciona como uma potência econômica que fortalece a soberania nacional dos países irmãos. Está sendo muito enriquecedora a oportunidade de conhecer mais profundamente a exitosa experiência do Partido. É muito interessante a maneira como organizam suas discussões e a forma como se preocupa com a renovação de quadros e de teses no processo de construção do socialismo Chinês”, ressaltou o secretário da JSB.