Em uma das últimas solenidades no Palácio de Karnak, na posse da Coordenadora Estadual de Mulheres, o Governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), reconheceu a política participativa como uma das forças motrizes para democratização das políticas públicas.
Em seu discurso, afirmou a necessidade da construção de Conselhos Municipais das Mulheres como aquilo que realmente aprofunda o debate sobre o gênero. E fez menção a criação dos Conselhos Municipais de Juventude no Piauí, que no início de seu mandato, em 2010, eram apenas dois nas maiores cidades, e agora o Estado conta com mais de 50 novos conselhos. Tudo feito com muita dedicação e trabalho.
E a JSB/PI participou de cada uma dessas conquistas, atuando ativamente junto à Coordenadoria Estadual de Juventude (COJUV). Somente entre o ano de 2011 e início de 2012, foram criados exatos 52 conselhos municipais de juventude, com leis aprovadas e publicadas em diário oficial. O que reflete um momento histórico de construção do ideário juvenil, sendo essa uma das políticas públicas de maior efetividade junto aos jovens piauienses.
Com o conselho criado, a juventude do município daria o segundo passo através da participação na alocação de todas as políticas em nível municipal, estadual e federal. Caberia ai o tão sonhado Sistema Nacional e Integrado das Políticas Públicas de Juventude que a JSB quer implantar.
Através do trabalho em favor do desenvolvimento de políticas públicas eficazes, a JSB reconhece a importância da participação do jovem piauiense. Para os jovens socialistas, a juventude é um segmento de importante atuação e deve ser respeitada em todos os rincões desse país. Mantendo-se sempre consciente de seus direitos e participando ativamente da construção de uma sociedade menos desigual e de um Brasil melhor.