Jovens do estado de São Paulo, se reuniram no último final de semana na cidade de São José dos Campos, região do Vale do Paraíba para participar da 9ª edição do Fórum Paulista de Juventude, que debateu pautas da Política Pública de Juventude.
No ano após a aprovação do Sistema Nacional de Juventude (SINAJUV) e do Estatuto da Juventude, é preciso debater o Projeto de Lei Nº. 4530/04, referente ao Plano Nacional de Juventude, que foi apresentado pela primeira vez em 2004 e recebeu texto substitutivo no ano de 2006. O documento visa articular várias esferas do poder público na realização de programas de juventude que beneficiem e estabeleçam uma política contínua destinada aos brasileiros de 15 a 29 anos.
Discute-se a consolidação do documento base do plano, que será debatido na 3ª Conferência Nacional de Juventude, prevista para ser realizada em 2015.
Os jovens de São Paulo também lutam pela reativação do Conselho Estadual de Juventude, entendendo a importância de se criar, debater e implementar políticas públicas de juventude nas ações do governo.
João Vidal o ex-vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e atual vereador de Taubaté/SP pelo PSB, durante o evento, destacou sua preocupação com a alta taxa de desemprego vivida pela população jovem, especialmente em Taubaté. “Quase um terço dos jovens da minha cidade não consegue uma colocação no mercado de trabalho para dar início à vida profissional, isso me preocupa muito, ainda mais quando não percebo políticas públicas eficientes, ou a legislação já existente sendo respeitada, para garantir ao jovem que consiga o primeiro emprego”. O vereador avalia que o não cumprimento da Lei da Aprendizagem por parte das empresas privadas é um grande contribuinte para a inexperiência dos jovens ao dar início à vida profissional.
"Se tivéssemos o cumprimento à risca do que determina a Lei de Aprendizagem tenho certeza que nossos jovens estariam muito mais preparados e já teriam a temida ‘experiência’ comprovada em Carteira. Faço um apelo para que intensifiquemos a fiscalização sobre o meio empresarial para que consigamos ter nossos jovens ocupando o espaço que lhes é reservado por direito”, enfatizou Vidal.
Também participaram do evento a Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, o presidente do Conjuve Alessandro Melchior e outras lideranças.