Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Bolívia, Evo Morales, virão ao Brasil para participar do 19º encontro do Foro de São Paulo, entidade que articula partidos de esquerda e forças progressistas dos países da América Latina. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também marcará presença no evento, que ocorre entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, em São Paulo.
Será a terceira vez que as organizações políticas do Foro se reúnem no país: as assembleias anteriores tiveram lugar em São Paulo, em 1990, ano em que foi criado e batizado, e em Porto Alegre, em 1997.
No dia 3 de agosto, haverá um ato de memória e estudo sobre a contribuição do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para a integração latino-americana. Chávez morreu no último 5 de março, em Caracas, vítima de um câncer na região da pélvis. Para esta atividade está prevista a presença do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
O encerramento do 19º encontro acontece no dia 04 de agosto, com a presença do presidente boliviano, Evo Morales. A Bolívia sediará a próxima reunião do Foro de São Paulo. Arte das atividades serão transmitidas pela internet.