Depois de alguns meses de articulação e construção coletiva junto a sociedade civil, na última quarta-feira, o governo federal colocou na rede a versão beta do Observatório Participativo da Juventude, também chamado de Participatório, um novo canal de diálogo direto com a juventude.
Em sintonia com o papel das redes sociais na sociedade, o Governo Federal criou essa plataforma virtual de participação social para que as manifestações virtuais dos jovens possam se transformar em colaboração efetiva e real nos rumos das políticas públicas em curso no país. Trata-se de um esforço de produção coletiva de conhecimento sobre a juventude e as políticas públicas com participação e mobilização social.
Acesse!
Por meio do endereço participatorio.juventude.gov.br, os usuários poderão participar de debates e discutir políticas e programas voltados ao público jovem. Os usuários poderão criar um cadastro ou usar seus perfis em outras redes sociais para se conectar. Os primeiros debates serão sobre: reforma política, enfrentamento da violência contra a juventude negra e direito à cidade e ao território.
Versão beta?
Essa primeira versão do Participatório ainda está em construção. É uma plataforma em teste que pode ser construída de forma colaborativa pelos usuários. A versão beta ainda não possui todas as funcionalidades previstas pelo grupo que, desde de 2010, constrói junto com a Secretaria Nacional de Juventude uma resposta às demandas da 2ª Conferência Nacional de Juventude por mais e melhores informações.