Estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista 2013. Podem concorrer estudantes do ensino médio, ensino superior, mestres e doutores. Esta primeira fase segue até o dia 30 de agosto.
Para esta edição, o tema escolhido foi "Água: desafios da sociedade". O prêmio é oferecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Roberto Marinho (FRM) e as empresas GE e Gerdau.
Na categoria Estudante do Ensino Médio, podem concorrer alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio e em escolas técnicas e que tenham menos de 25 anos de idade, em 30 de agosto de 2013. A equipe do XXVII Prêmio Jovem Cientista disponibiliza um kit pedagógico direcionado aos professores do Ensino Médio, que deve ser utilizado para discutir o tema Água com seus alunos.
O kit contém um Caderno do Professor, com ilustrações e exemplos relacionados às linhas de pesquisa sugeridas, um caderno com seis Planos de Aula e 12 Fichas de Atividades para proporcionar ideias de projetos de pesquisa aos estudantes. O material é distribuído gratuitamente às escolas e aos professores interessados e também está disponível para download no site do prêmio.
As inscrições serão realizadas até 30 de agosto de 2013, às 18h (horário de Brasília) e para a categoria "Estudante de Ensino Médio", a inscrição poderá ser efetuada, preferencialmente, pela internet, ou pelos Correios, para o endereço: Fundação Roberto Marinho – Rua Santa Alexandrina 336, 1º andar, Rio Comprido, Rio de Janeiro – RJ. CEP 20261-232. Não serão aceitas inscrições feitas simultaneamente pelo site e pelos Correios.
Prêmio
Criado em 1981, o Prêmio Jovem Cientista tem como objetivo incentivar a pesquisa no país e é considerado um dos mais importantes reconhecimentos destinados aos cientistas brasileiros. Os temas escolhidos em cada edição buscam soluções simples e acessíveis para os desafios da sociedade brasileira. Entre os assuntos abordados em edições anteriores estão "Saúde da população e controle de endemias", "Oceanos: fonte de alimentos", "Cidades Sustentáveis" e "Inovação Tecnológica nos Esportes".
Para inscrições visite site do CNPq.