Não importa a sua predileção musical, o reggae transmite uma mensagem universal de amor, paz, liberdade, justiça e união. E foi para celebrar esses preceitos que, em 2008, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) apresentou um projeto para criar o Dia Nacional do Reggae, sancionado pela presidente Dilma Rousseff no ano passado.
A lei faz uma reparação histórica no reconhecimento desta expressão, que é muito mais do que um estilo musical e uma plataforma filosófica mundial. O reggae tornou-se uma manifestação nacional, reapropriada e resignificada pelo povo brasileiro, por sua diversidade cultural, seja como música, como expressão cidadã, como filosofia de paz ou como discurso de afirmação étnica e social.
“Na busca de uma cidadania política e estética plena, Bob Marley despertou ideais humanistas para uma nova geração de direitos humanos, culturais e ambientais, no Brasil e no mundo. Por isso, tenho orgulho em prestar hoje esta merecida homenagem e reconhecimento a este artista, pelos frutos e novas semeaduras que dele permanecem em nosso País”, afirma o senador.
Em todo Brasil estão sendo realizadas atividades em comemoração a data.