Na noite dessa quinta-feira (9), o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro esteve reunido com lideranças de esquerda, movimentos sociais e o Grupo Parlamentar Brasil-Venezuela, do Congresso Nacional, com a presença do deputado federal Glauber Braga (PSB/RJ) e do secretário nacional da JSB, Bruno da Mata. O presidente disse que "o Mercosul tem que ser uma identidade de povo, uma oportunidade para a união social e cultural, a chance de construir uma nova identidade de nossos povos".
O encontro organizado pela embaixada da Venezuela aconteceu no Memorial Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB), e promoveu o diálogo entre as lideranças brasileiras e venezuelanas com intuito de estreitar relações dos movimentos sociais e fazer um balanço sobre a situação atual da América Latina.
Maduro explicou por que o Mercado Comum do Sul (Mercosul), deve ser um grande ímã e motor para a região. "Ímã porque une e motor porque desenvolve, implanta força produtiva para a justiça social, para transformar nossa região em uma potência econômica, social, cultural, e se tornar um grande poder político para um mundo multipolar e multicêntrico”, disse o presidente da Venezuela.
O Chefe de Estado venezuelano destacou que o Mercosul é mais do que um acordo comercial. Ele ressaltou que o grupo deve representar uma oportunidade para o desenvolvimento, a unidade, a integração econômica, energética, estrutural e física.
O secretário nacional a JSB, Bruno da Mata, avalia o encontro como positivo para uma maior integração dos países da América Latina.
“Foi um momento muito enriquecedor, principalmente ouvir suas opiniões acerca da emancipação dos povos da América Latina. Também foi simbólico que tudo isto tenha acontecido no Memorial Darcy Ribeiro, lugar que eu acompanhei de perto a construção, e tive a honra de participar da inauguração com a presença dos presidentes Pepe Mujica e Lula, que tanto nos inspiram”, afirmou.
O evento lotou o auditório e terminou com palavras de ordem pela Venezuela, Revolução e Socialismo.