Entre os dias 07 e 08 deste mês, a Juventude Socialista Brasileira do Rio Grande do Sul realizou o 2º Encontro Estadual de Entudante e 1º Encontro de Vereadores, que reuniram cerca de 150 jovens de mais de 40 municípios do estado, além de lideranças do PSB e JSB de todo o Brasil.
Para o secretário da JSB/RS, João Pedro Grill, a integração dos socialistas gaúchos com dirigentes nacionais do PSB, como o secretário nacional de Juventude, Bruno da Mata, é muito importante, pois proporcionam debates e elucidação sobre as experiências socialistas em todo Brasil.
"A quantidade de conteúdos debatidos e apresentados foi imensa. O encontro proporcionou que jovens do Rio Grande do Sul pudessem conhecer as experiências socialistas implementadas em vário estados do Brasil", afirmou Grill.
Leia abaixo a carta elaborada nos dois encontros.
CARTA ABERTA DA JUVENTUDE SOCIALISTA BRASILEIRA DO RIO GRANDE DO SUL
Durante o 2° Encontro Estadual de Estudantes e o 1° Encontro Estadual de Vereadores, realizado em Porto Alegre, entre os dias 7 e 8 de abril, a Juventude Socialista Brasileira, depois de intensos e calorosos debates, torna pública algumas das bandeiras de luta dos jovens socialistas gaúchos:
– Aprovação do Estatuto da Juventude no Congresso Nacional;
– Pela efetivação do Conselho Estadual de Juventude do Rio Grande do Sul e pela criação da Secretaria Estadual de Juventude neste mesmo estado;
– Em defesa da laicidade do Estado e pela universalização dos direitos humanos;
– Contra a PEC 99/2011, já que esta dá poderes às associações religiosas para propor ações de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade;
– Pela conexão da juventude com as novas formas de organização social;
– Pela defesa das políticas sociais emancipatórias, que se efetivem como políticas de Estado;
– Em defesa da geração de emprego e renda, crescimento e desenvolvimento econômico e controle inflacionário;
– Contra a PEC 37/2011, já esta retira o poder de investigação criminais dos ministérios públicos estadual e federal, delegando-os apenas às polícias civis e federal;
– Pela ampliação dos debates em torno da drogadição, enxergando como problema de saúde pública, que merece a promoção de políticas efetivas, educacionais, de prevenção e não repressivas. Reafirmando a posição do Conselho Federal de Psicologia sobre o tema.
Nesse sentido, percebendo a presença da JSB e do PSB nas principais pautas sociais, valorizando os debates da sociedade e propondo políticas que, de fato representam os anseios dos brasileiros, entendemos a necessidade de apresentarmos a nação um projeto político que pense um novo Brasil, aprofundando as mudanças que já vem sendo realizadas e implementando uma nova forma de gestão ao nosso país.
Por isso, analisando o crescimento do PSB no Brasil, atendendo o clamor popular pelo modelo de gestão do partido em municípios e estados, defendemos a candidatura do companheiro Eduardo Campos, pela sua atuação socialista e pelo seu modelo de governo frente ao estado de Pernambuco. Os índices demonstram que o governo de Eduardo Campos é o melhor avaliado do Brasil, além de o PSB ser o partido que mais reelegeu prefeitos na última eleição, governando seis estados e maior número capitais brasileiras.