A Juventude Socialista Brasileira do Rio Grande do Sul realizou nos dias 7 e 8 de Abril, o 2° Encontro Estadual de Estudantes e o 1° Encontro Estadual de Vereadores. Durante dois dias, diversas autoridades e líderes do Partido Socialista Brasileiro, estiveram presentes, como o secretário e o secretário geral da Direção Nacional da JSB, Bruno da Mata e Tony Sechi, a vereadora pernambucana Marília Arraes e o ex-deputado federal Luiz Noé. O discurso mais marcante ficou por conta do deputado federal e líder do PSB no Congresso, Beto Albuquerque. Ao todo, mais de 31 municípios gaúchos foram representados na atividade que debateu temas importantes, como a aprovação do Estatuto da Juventude, a defesa pela efetivação do Conselho Estadual de Juventude e a defesa da laicidade do Estado.
Já no primeiro dia do evento, a atividade inicial reuniu alguns importantes socialistas, como o deputado estadual Miki Breier, a secretária geral do PSB/RS, Mari Trindade, e o integrante do LGBT Socialitas, Toninho Lopes, além, claro, do palestrante do dia: o deputado federal e líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque. A segunda atividade contou com a presença do secretário nacional da JSB, Bruno da Mata, que, juntamente com o secretário estadual, João Pedro Grill, falou sobre a inserção da juventude na política nacional. O primeiro dia ainda contou com um fórum de debates com os vereadores jovens do PSB.
O papel da JSB no projeto político nacional do PSB. Com esse tema o Beto Albuquerque palestrou para os jovens presentes no encontro. Sob gritos de “Beto guerreiro, do povo brasileiro”, a liderança socialista gaúcha falou da sua luta por uma sociedade melhor. Ele saúda atividades como esta. “Este espaço é o mais apropriado para semearmos o socialismo em nossa militância”, frisou o parlamentar, falando da juventude como fase da vida onde se ergue a voz contra as desigualdades. “Os jovens são livres para a rebeldia. Ao formarmos o nosso caráter nessa fase da vida, com sensibilidade as causas sociais, nos tornamos homens e mulheres de valor para o Brasil”, afirmou.
Durante mais de uma hora, os secretários nacional e estadual de juventude do PSB, Bruno da Mata e João Pedro Grill, falaram dos desafios e os avanços que a juventude vem conseguindo nos espaços políticos brasileiros.
O segundo dia de atividades do encontro promovido pela Juventude Socialista Brasileira, contou com a presença da secretária de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Marilia Arraes, e do ex-deputado federal Luiz Noé, que falaram sobre os modelos de políticas públicas para a juventude defendidos pelo PSB.
Na avaliação do secretário nacional da JSB, Bruno da Mata, o encontro serviu de modelo para novas atividades no país. Ele parabenizou a juventude gaúcha, que “provocou dois dias intensos de debates e mobilizou inúmeros jovens socialistas a construírem as lutas do partido”. Concluiu convocando a juventude para as lutas atuais: “Cada um deve se sentir responsável pela construção da nossa juventude, porque cada um cumpre um papel determinante para o nosso sucesso”.
Já o secretário geral da JSB, Tony Sechi, colocou-se a disposição para auxiliar outros estados a promoverem esse tipo de encontro: “Encontros como esse, contribuem e muito com a consolidação da nossa juventude. Quero colocar a Secretaria Geral Nacional da JSB à disposição para a promoção de atividades como esta nos demais estados. Assim poderemos difundir, cada vez mais, nosso projeto político e nos prepararmos para o momento de protagonismo nacional que está se aproximando”, falou.
O secretário estadual da JSB/RS, João Pedro Grill, agradeceu a contribuição a todos os jovens socialistas que contribuíram para a realização de um grandioso evento: “Quero agradecer a todos companheiros que participaram deste encontro. Tenho convicção que nossa juventude está empenhada e cada vez mais preparada para o projeto nacional do PSB”, concluiu.
Ao final do encontro, uma carta com as principais bandeiras de luta da juventude gaúcha foi apresentada e será divulgada em breve pelo estado.