No último sábado, dia 16 de março, a Juventude Socialista Brasileira do Rio de Janeiro participou da Plenária Estadual do Rio de Janeiro em preparação para a Jornada de Lutas da Juventude.
A Jornada Nacional é uma iniciativa de um amplo conjunto de organizações juvenis de todo o Brasil, que se colocaram o desafio de construir um processo unitário de lutas. Com os eixos: educação, trabalho, democracia, direitos sociais e humanos e democratização da comunicação.
No Rio a Jornada acontecerá no dia 4 de abril e vai contar com a presença de mais de 25 organizações. E a realização da plenaria antecedendo a atividade teve o intuito de definir um planejamento estadual conjunto e detalhar a mobilização no estado.
Por meio dessa iniciativa, a juventude quer mostrar quais as reais transformações estão ocorrendo no estado e principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Em decorrencia dos grandes eventos a cidade está sofrendo uma série de abusos do estado, onde a população, em especial a juventude, sente a opressão e a essa ausencia de direitos básicos.
A certeza é de que somente com muita luta, disposição e unidade serápossivel construir o projeto de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.
Que essa Jornada de Lutas seja o primeiro passo da juventude unida, na direção desse sonho.
Abaixo está a convocatória estadual aprovada na plenária.
CONVOCATÓRIA DA JORNADA DE LUTAS DA JUVENTUDE DO RIO DE JANEIRO
Dia 04 de Abril – Concentração: 14hs – Candelária
"Juventude de todo o Rio de Janeiro, Uni-vos!"
Nós, jovens reunidos sob o ideal da construção de um outro modelo de sociedade, de diversas realidades cotidianas, ambientes de trabalho, local de moradia, dos múltiplos Movimentos Populares e Sociais, e organizações partidárias, iniciamos a articulação da Juventude fluminense para a sacramentar através da luta os nossos sonhos. Entendemos que só a unidade da Juventude da Classe Trabalhadora é capaz de fazer superar o autoritário e desumano sistema vigente, o capitalismo.
No Estado do Rio de Janeiro, sofremos de forma intensa todas as contradições do sistema capitalista. Vivemos um período em que a sociedade – a juventude em especial – é privada de cidadania plena. Ela não pode expressar a sua cultura, tem seu direito de ir e vir, o direito a moradia, ao trabalho e aos estudos ameaçados, precarizados, e extintos cotidianamente, quando não muito perde-se o direito de viver, sobretudo dos/as jovens negros/as.
Nós não legitimamos a imagem que a grande mídia reproduz do que é ser Jovem. Este padrão imposto não corresponde a real pluralidade e diversidade de nossa juventude e desrespeita a realidade do povo fluminense e brasileiro. Na mesma mídia o pobre é estigmatizado e subjulgado, transformado em mercado e posto à venda na construção de um projeto totalmente contrário às aspirações populares.
Por isso e entendendo os desafios que nos estão postos, convocamos a Jornada de Lutas da Juventude do Rio de Janeiro, junto a uma Jornada Nacional, para alcançar mudanças estruturantes em nossa sociedade, estabelecendo a dignidade e a justiça social como marcos prioritários pra superar o capitalismo e construir um novo projeto de sociedade.
CACO-FND, 16 de março de 2013