Uma multidão de pessoas participou na tarde desta terça-feira (20), da Caminhada Zumbi dos Palmares, no centro de Macapá. O encontro se transformou em uma grande festa, proporcionando momentos de muita alegria entre amigos e simpatizantes. A passeata é um evento simbólico e tradicional do Mês da Consciência Negra, que este ano comemora dez anos.
Durante a concentração foi realizada uma programação com apresentações de capoeira, afro religioso, banda marcial, além de grupos de hip-hop. Entre os participantes, a juventude negra e o movimento das mulheres mostraram seus potenciais com muita alegria.
A historiadora Aline Medeiros explica que todos os anos participa da caminhada. Ela diz que a data é muito importante para que a todos possam conhecer um pouco da história. “É um momento perfeito para mostrar quem foi o grande líder e guerreiro negro Zumbi dos Palmares, que sonhava com a liberdade, sendo o fundador do Quilombo dos Palmares”, disse.
História
Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas, no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. Zumbi é símbolo da resistência e luta contra a escravidão, luta pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial.A