O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, instituído pelo governo do Estado do Amapá para acadêmicos da Universidade do Estado do Amapá, está com inscrições abertas até 30 de outubro. O programa visa o financiamento de dez bolsas de iniciação científica e tecnológica para o desenvolvimento de pesquisa em projetos de professores mestres, doutores e especialistas.
O programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes da graduação. É por meio da experiência na iniciação científica que o acadêmico passa a ter o primeiro contato com a pesquisa e a traçar o caminho que almeja seguir.
Muitos optam por seguir a carreira de pesquisador, saindo da graduação direto para o mestrado, doutorado e até pós-doutorado, em alguns casos, contribuindo desde os primeiros resultados com o avanço de estudos e pesquisas, que por sua vez produzem novas descobertas e aperfeiçoam o conhecimento já existente.
Acadêmicos iniciados na pesquisa em sua grande parte são futuros professores com titulações nos quadros das instituições de ensino superior do país e em programas de pós-graduação, e com o compromisso de gerar novos pesquisadores.
O aprimoramento do processo de formação de profissionais para o setor produtivo é outra consequência da formação superior com a pesquisa orientada. O valor de R$ 400 mensais, pelo período de 12 meses, está acima da média aplicada de R$ 350, como estímulo do governo do Estado à busca e ao gosto pela iniciação científica e tecnológica, como também por atividades de cunho artístico-culturais, de acordo com o perfil da pesquisa, em benefício dos acadêmicos da Ueap.
Projetos
Cada professor orientador pode concorrer com até três projetos de pesquisa e cada projeto pode conter mais de um orientador, sendo permitidas, com o encerramento do período de vigência da bolsa, até duas renovações da concessão para a continuidade do projeto de pesquisa, porém mediante a submissão de subprojetos (planos de trabalho) diferentes.
Também estão sendo disponibilizadas 15 vagas para acadêmicos que desejarem ser voluntários no Probict, uma vez que a concessão da bolsa não permite a existência de vínculo em outro programa de bolsas ou em atividade remunerada. Porém, as condições de submissão e avaliação dos projetos de pesquisa do bolsista voluntário serão as mesmas dos bolsistas que concorrerão dentro do quantitativo financiado de dez bolsas.
As normas, condições e procedimentos para a execução da bolsa estão presentes no Edital 030/2012, que se encontra no site da Ueap.