Com a proposta de incentivar e apoiar os jovens talentos da música mineira, o BDMG Cultural, por meio dos seus projetos, proporciona um espaço para novas experiências e aprendizado, tanto nos recitais do Jovem Músico BDMG quanto nas aulas ministradas por ícones da música instrumental no Jovem Instrumentista BDMG. Os músicos interessados em participar desses programas poderão se inscrever gratuitamente até o dia 30 de abril. Os regulamentos estão disponíveis no site da instituição.
Voltado para a música popular brasileira, o Jovem Instrumentista BDMG seleciona músicos de até 25 anos para receber bolsas de estudos com professores renomados. O contato com esses artistas, de reconhecimento no país e no exterior, permite o aprimoramento técnico e artístico de suas carreiras. Ao todo, dez músicos serão beneficiados por este projeto. Essa iniciativa pode ser considerada um alicerce para reconhecidos programas da instituição, os prêmios BDMG Instrumental e Marco Antônio Araújo, nos quais diversos jovens instrumentistas já se sagraram finalistas e premiados, como Thiago Delegado, Robson Batata e Fernando Sodré. Ao final do ano, alunos e professores se apresentam em um recital realizado pelo BDMG Cultural para concluir e comemorar a participação desses jovens aprendizes no projeto.
Para beneficiar também os estudantes de música erudita, o Jovem Músico oferece aos selecionados pelo programa a oportunidade de se apresentar em recitais na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. Há 13 anos, jovens mineiros de até 25 anos, de diversas cidades do estado, são revelados por este projeto. Muitos participantes ressaltam a importância deste programa no cenário erudito, principalmente pela oportunidade de tocar em um local conceituado e pela própria apresentação, já que neste gênero os jovens estudantes têm menor espaço para demonstrar, publicamente, suas habilidades.