O vice-presidente nacional de Relações Governamentais do PSB, Beto Albuquerque, assinou nesta quinta-feira, em Porto Alegre, a carta-compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis, durante o 15º Fórum Social Mundial (FSM). O programa, apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, buscando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de toda a sociedade.
Movimentos organizados do PSB participam de debates no fórum
O 15º Fórum Social Mundial teve início na última terça-feira (19), em Porto Alegre, e os movimentos organizados do PSB participam ativamente das oficinas e debates do evento na sexta-feira (22).
O secretário nacional do movimento Sindical Socialista Brasileiro (SSB), Joílson Cardoso, e Vicente Salistre, da Direção Nacional do PSB/SSB, participarão da oficina “Conjuntura política, econômica e do movimento sindical no Brasil – A pauta da classe trabalhadora e as ameaças de retrocesso”, no dia 21, às 15h, no auditório da FRACAB. Já no dia 22, o secretário será palestrante no debate “Mesa de Convergência das Centrais Sindicais – Migração e trabalho decente”, às 9h, no Parque da Redenção.
“A participação do movimento nessa edição do fórum é no sentido de lutar contra a concepção do mundo monopolizado pelo capital e de preservar as culturas dos povos para que se construa um mundo novo com foco na sustentabilidade e na unidade”, disse Cardoso.
A secretária nacional da Negritude Socialista Brasileira (NSB), Valneide Santos, ministrará palestra com o tema “Mulher negra em marcha”, às 11h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. A oficina abordará lutas e conquistas das mulheres negras em todo o país. Na ocasião, será apresentado o trabalho do Instituto Nacional Afro Origem (INAÔ), uma entidade, fundada em 2013 pela NSB, que visa discutir políticas voltadas aos negros, além de combater o racismo e todo tipo de violência racial.
“Nós participamos do fórum desde a sua fundação e é muito gratificante ver o empenho do PSB e da Fundação João Mangabeira que entendem a necessidade de empoderar seus militantes em suas causas, na esfera do conhecimento e em incentivar a participação dos movimentos nesses eventos”, ressalta Valneide.
Ainda no dia 22, o presidente nacional e o secretário nacional da Juventude Socialista Brasileira (JSB), Douglas Alves e Tony Sechi, respectivamente, serão palestrantes na oficina “Uma nova política é possível”, que será realizada às 11h, na sede da FRACAB, em Porto Alegre.
Anabel Lorenzi, membro da Executiva Nacional de Mulheres do PSB-RS, participou dos debates “Meio ambiente com sustentabilidade” e “O Brasil de hoje e perspectivas”. A secretária nacional do Movimento Popular Socialista (MPS), Maria de Jesus Matos, e a representante do MPS do Pará, Nilce Dias, participarão dos debates do fórum. O Movimento LGBT Socialista conta com duas representantes transexuais no fórum: Sayonara Nogueira e Tatiana Araújo.
O presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, e Beto Albuquerque também participarão como palestrantes no debate “A crise e as alternativas para o Brasil” que será realizado às 18h, no dia 22, na Sala da Convergência (térreo) da Assembleia Legislativa. Com o lema “Paz, Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta”, o FSM segue até o dia 23 de janeiro.