Nas eleições de 2014, dados do Tribunal Superior Eleitoral constaram que apenas 6,8% do total de candidatos eram considerados jovens (até 29 anos). Dessa forma, a Juventude Socialista Brasileira de Minas Gerais vem movimentando os bastidores políticos. Os candidatos estão com boas perspectivas de votos e, conseqüentemente, assustando a classe política predominante. O discurso de oxigenação neste ambiente de instabilidade no país tem alavancado esses nomes.
Belo Horizonte, Contagem, Sabará, Montes Claros, Campo Belo e outras cidades estão entre as listadas. O Secretário Estadual de Juventude do PSB MG, Caio Caldeira, comentou o desafio: “Estamos vivendo uma situação de completo descrédito na política brasileira. A população já não se vê representada pelos nomes que estão no comando legislativo e executivo de nosso país. Poucos são os governantes e parlamentares que ainda exercem um eficiente mandato.” Candidato em Belo Horizonte e Presidente Estadual da JSB, Marcos Ferraz destaca a importância da jovialidade no pleito: “Se queremos novas práticas políticas, precisamos de novas mentes para renovar o cenário atual. A maioria dos mandatários já se encontram numa situação de comodismo e de zero credibilidade moral.”
Em meio a vários pré candidatos jovens, a principal aposta do segmento está na capital mineira. O Presidente da JSB Estadual, Marcos Ferraz estará disputando o pleito pela primeira vez. A executiva estadual do partido garante a sigla: “A sociedade brasileira tem clamado por diferentes opções e resolvemos dar a oportunidade. A juventude sempre participou dos mais diversos ganhos na democracia no país”, relatou o Secretário Geral do PSB MG, Adenor Simões. Confira a lista de alguns dos pré candidatos que prometem movimentar as eleições 2016:
Marcos Ferraz (Belo Horizonte)
João Paulo Nascimento (Contagem)
Mario Diamante (Campo Belo)
Philipe Martins (Sabará)
Paulo César Landim (Montes Claros)
Douglas Willkys (Timóteo)