QUEM SOMOS
Somos diversas juventudes, espalhadas por todo o território nacional, no campo e na cidade, que estudam, trabalham, sonham e constroem um país mais justo, igualitário e soberano.
Ao longo da história brasileira somos vanguarda, atuamos na campanha do “Petróleo é nosso”, enfrentamos a ditadura militar, lutamos pelas “Diretas Já!”, gritamos “Fora Collor”, nos engajamos pelo Passe Livre e pela Universidade Pública de qualidade, hoje resistimos ao obscurantismo, contra os cortes na educação e na ciência, na defesa da democracia.
Como dispõe o estatuto do PSB, somos do partido órgão de representação, de apoio, de cooperação e de controle, sendo fundamental nossa participação na estrutura partidária.
Reafirmamos nosso papel protagonista nessa construção de partido, sociedade e nação, fortalecendo nosso compromisso com a representação das juventudes nas esferas de decisão populares e institucionais, por políticas públicas de juventude, oportunidades e empoderamento.
Somos a Juventude de Arraes, Eduardo e Mangabeira! Somos a Juventude Socialista Brasileira!
FORMAS DE ORGANIZAÇÃO
Nos organizamos em nível de: núcleos de base, direções municipais, direção estaduais e direção nacional.
Também, dada a importância do movimento estudantil para nossas lutas, nos organizamos em atuação em grêmios estudantis, centros acadêmicos, diretórios acadêmicos, diretórios centrais de estudantes e nas entidades estudantis – municipais, estaduais e nacionais (UNE, UBES, UEE’s, UEES’s etc.), sem esquecer da importância das organizações de coletivos e demais formas de organização estudantil (atléticas, bandas, empresas júnior, grupos de estudo e extensão), de relevante contribuição para a organização da JSB.
Também contamos com a organização do coletivo da JSB Feminista, presente em todas as esferas.
Para maiores informações, procure o representante estadual (link dos estados), ou nossa organização de movimento estudantil (link contato do representante do ME), ou nossa representante da JSB Feminista (link).
O QUE QUEREMOS?
– Ampliação de espaços na política para participação das juventudes;
– Estratégias específicas para estimular a participação das juventudes na política, com formação de quadros;
– Compromisso com o desenvolvimento sustentável – defesa dos biomas brasileiros;
– Assegurar acesso à moradia digna, emprego digno, renda, segurança e educação de qualidade para todas as juventudes brasileiras, bem como perspectiva de vida digna;
– A universalização do ensino médio e garantia de investimentos em educação e ciência;
– O fortalecimento das políticas afirmativas;
– A garantia do direito de permanência aos jovens do campo;
– A garantia de políticas que garantam o acesso à renda pelas juventudes através do empreendedorismo, em especial aquelas ligadas à mecanismos de economia criativa;
– A garantia de acesso à justiça, com a construção de alternativas no campo da segurança pública, hoje fundamentada na repressão e preconceito, bem como atualização da política de drogas, integrando-a a políticas sociais e em especial as da saúde;
– A ampliação e universalização das políticas públicas de esporte, cultura e lazer para as juventudes;
– Respeito a todas as pessoas, independentemente de sua cor, raça, crença, sexo, ou orientação sexual;
– Assegurar o direito ao aborto seguro às mulheres jovens;
– Assegurar o acesso pleno à educação por parte das mães jovens;
– Assegurar o respeito a diversidade sexual, com combate aos crimes relacionados à homofobia;
– Um Plano Nacional de Desenvolvimento com base nos programas do PSB.