A JSB, Juventude Socialista Brasileira, participou no último fim de semana (12 a 15 de Novembro) do 41º Congresso da UBES, ocorrido em Brasília.
O congresso contou com a participação de cerca de 6000 estudantes, sendo destes 2909 delegados e delegadas que deliberaram os rumos da entidade pelos próximos dois anos. O CONUBES, como é chamado, ocorre bienalmente e elege as diretrizes a serem tomadas pela entidade, incluindo as pautas prioritárias de movimento estudantil, educação e conjuntura nacional, e também a diretoria da entidade para o biênio.
Neste congresso, foi eleita a nova diretoria por ampla maioria de votos, e como presidente a estudante secundarista Camila Lanes. A JSB conquistou, com seus votos de estudantes presentes, a Secretaria Geral da entidade, terceiro cargo na diretoria executiva da UBES.
A JSB contou com mais de 500 militantes presentes, sendo uma das mais expressivas forças atuantes no congresso. E não foi apenas o número que chamou a atenção para a juventude do PSB. A atuação da mesma foi pautada por diversos atos políticos simbólicos. Ficando conhecida como a juventude do “Fora Cunha”, JSB trouxe a pauta como prioritária, inclusive retirando-se da manifestação oficial do congresso, ocorrida no dia 13 de Novembro e caminhando em direção ao Congresso Nacional, onde enfrentou tensionamentos com as forças conservadoras que estavam acampadas no gramado da esplanada (pedindo a volta da ditadura militar). Além disso, a JSB retirou-se do primeiro dia de discussões no ginásio Nilson Nelson, 14 de Novembro, por entender que o nível de tensionamento das discussões não era saudável ao movimento estudantil. Reuniu-se do lado de fora em plenária para discutir suas pautas e apontamentos enquanto coletivo, entretanto.
“É uma grande conquista para a nossa juventude que vem encarando um crescimento sem precedentes nos últimos anos, com muito trabalho nas escolas e universidades. Já vínhamos ganhando expressão no último Congresso da UNE, e este momento em Brasília mostra nosso fortalecimento. O momento que o país vive é muito crítico, e os movimentos sociais e o movimento estudantil precisam estar fortalecidos, e a JSB é parte disso e vem ganhando protagonismo nesses espaços.” diz Tony Sechi, Secretário Nacional de Juventude.
A JSB do Distrito Federal ainda colaborou diretamente com o Congresso. Por meio de sua organização coletiva local da JSB DF e também compondo a executiva nacional da JSB, participou diretamente de toda a organização da delegação da JSB e da estrutura do congresso, auxiliando a executiva nacional a receber os estudantes de todo o país e organizando os estudantes do Distrito Federal, além de organizar um encontro entre o Governador Rodrigo Rollemberg, fundador da JSB, e do deputado distrital Roosevelt Vilela com a militância socialista de todo o Brasil no alojamento da juventude, o Clube dos Bombeiros, cedido como estrutura para a permanência dos estudantes em Brasília.
No encontro foi discutida a importância do momento vivido pela JSB e pelo PSB hoje no país e foi citado por diversas vezes o ex governador de Pernambuco e ex presidente do PSB Eduardo Campos, referência nacional da legenda socialista até o dia de hoje, contando mais de um ano de sua morte.
O Governador Rodrigo Rollemberg, no encontro, salientou a satisfação de ver a Juventude Socialista em tamanhas proporções e contou um pouco da história da formação da JSB. Falou da importância dos movimentos sociais e do movimento estudantil e encerrou aderindo à referência utilizada pelos estudantes em suas falas “Não vamos desistir do Brasil” e completou: “e não vamos desistir de Brasília!”, sendo ovacionado pelos estudantes presentes, que lembravam líderes do PSB como Miguel Arraes e João Mangabeira em seus cantos.