A Juventude Socialista Brasileira (JSB) participa desde segunda-feira, 14, de um encontro com o Partido Comunista Chinês. O intercâmbio busca estreitar ainda mais as relações entre a China e os partidos socialistas e comunistas do Brasil.
A delegação da JSB é composta pelo secretário nacional, Tony Sechi, pelo secretário da JSB-DF, Rodrigo Dias, pelo vereador de Taubaté (SP) João Vidal, pela presidenta do DCE da Universidade de Passo Fundo, Larissa Pedro, e por João Campos, membro da executiva estadual do PSB de Pernambuco. Participam também do encontro outras juventudes partidárias do Brasil (UJS, JS PDT e JPT).
Na pauta das reuniões estão, entre outros temas, o modelo de governabilidade chinês, a relação diplomática da China com países da América Latina e a abertura e reforma do país asiático.
As atividades ocorrem em diferentes localidades. A visita dos brasileiros começou em Guangzhou, cidade piloto da abertura econômica da China. A região é uma das mais ricas e industrializadas do país.
A delegação visitará, ainda, o museu da revolução de 1911, que conta a história do fim do regime feudal chinês, o bairro histórico de Sanfang, em Fuzhou e a escola provincial de formação de quadros do partido. A zona franca de Xiamen, a ilha de Gulangyu, a cidade proibida e a muralha da China também fazem parte do roteiro.
“É papel da nossa juventude protagonizar e debater os rumos da política nacional e mundial. Não vivemos isolados. Precisamos, cada vez mais, estreitar as relações com os países identificados historicamente com a luta de classes e com o socialismo”, afirmou o chefe da delegação socialista na China, Tony Sechi.
Assessoria de Comunicação/PSB