A Juventude Socialista Brasileira, juntamente com a Fundação João Mangabeira realizarou no dia 24 de junho um debate online sobre a Redução da Maioridade Penal. O debate reuniu militantes, representantes da JSB, da FJM e do PSB. Presenças dos senador João Capiberibe, líder do PSB no Senado, da senadora Marta Suplicy, de lideranças do GDF, da Fundação e da JSB.
A transmissão online atraiu 2.500 espectadores em vários estados do país e teve um importante espaço de interação entre os convidados e os internautas. A atividade foi uma primeira experiência que será feita de forma frequente para debater outros temas. Segundo o Secretário Nacional da JSB, Tony Sechi, o debate "foi um importante passo e uma experiência positiva para a nossa juventude. Precisamos ter formação política e debates sobre os temas com uma velocidade maior e o debate online nos possibilita isso, será nossa prioridade para o próximo período".
Para o PSB, a redução da maioridade penal representa um retrocesso no atual estágio de defesa, promoção e garantia dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.
"As medidas no ECA têm a mais elaborada psicologia de como transformar o comportamento de crianças e adolescentes. Prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, internação. O ideal é transformar – e não conter o indivíduo. O Estatuto é eficaz e está em sintonia com todo o movimento de penas alternativas do mundo. Devemos dizer que avançar é implementar o ECA, porque na prática, não é isso que acontece no Brasil – Benedito dos Santos, antropólogo e conselheiro da Unicef que também participou do debate.