Na manhã do dia 10 de setembro de 2013, a comunidade do município de Tapes-RS e os militantes do PSB de todo o Brasil ficaram estarrecidos com os acontecimentos que ocorreram com o nosso militante e Secretário-Geral do Diretório Municipal do PSB de Tapes, o ambientalista Júlio Wandam, Coordenador do Movimento Os Verdes.
Júlio foi covardemente agredido enquanto registrava através de sua máquina fotográfica, a execução de obras públicas de drenagem de esgotos na orla da Laguna dos Patos promovidas pela Administração Municipal. Seu agressor, que o atacou com golpes com uma ferramenta, segundo relatos e testemunhos colhidos no inquérito, foi levado ao local em um veículo oficial do município. Todo o ocorrido foi acompanhado por testemunhas e gerou boletim policial na delegacia local.
Além de nosso companheiro, Júlio Wandan é um grande ativista ambiental e militante da causa ambientalista há mais de 20 anos e um dos coordenadores da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente.
A Juventude Socialista Brasileira vem por meio desta nota declarar seu total repúdio a qualquer ato de violência. Este incidente é inaceitável numa sociedade livre e democrática. Nesse sentido, conclamamos toda a sociedade a reagir contra esse absurdo, exigindo a imediata apuração dos fatos.
Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça!
Direção Executiva Nacional da Juventude Socialista Brasileira.
Brasília, 16 de setembro de 2013.