Nesta segunda-feira, (27), iniciou-se em Beijing o IV Colóquio de Líderes Jovens Latino-Americanos na China. Participam do encontro 20 jovens dos seguintes países e partidos: Argentina (Partido Justicialista), Brasil (Partido Socialista Brasileiro, Partido dos Trabalhadores, Partido Comunista do Brasil e Partido Democrático Trabalhista), Chile (Partido Socialista e Partido por La Democracia), México (Partido Revolucionário Institucionalista e Partido Nacional) e Peru (Partido Democrático e Peru Possible). Representa o PSB, o secretário de Relações Internacionais da JSB, Albeniz Junior.
A China hoje é o parceiro econômico prioritário do Brasil, é o primeiro destino das exportações brasileiras e a segunda em importações. Porém, é na área política que a China quer estreitar cada vez mais os laços com o Brasil e a América Latina, um gesto importante é a realização deste evento, em que a China em vias de ser a principal potência mundial coloca como se dois principais objetivos no cenário internacional, promover a paz e a cooperação internacional, ou seja, quer constituir-se em uma relação amistosa com o mundo.
No primeiro dia do evento, os jovens latino-americanos foram recebidos pelo Sr. Wang Hua, Diretor da Divisão para Assuntos da Europa Ocidental do Partido Comunista da China e conheceram as instalações do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido, onde foi proferida a Conferência sobre as Aspectos Gerais da China, do Partido e as relações internacionais do Partido. Ao abordar o Sr. Hua, o mesmo confidenciou sua relação de amizade com Miguel Arraes, que visitou a China em 7 eventos, sempre fortalecendo as relações entre o PSB e o Partido Comunista da China.