A segunda edição do Horizonte Profissional se encerrou nesta quinta-feira (23), durante evento que premiou as 15 melhores narrativas feitas por jovens de todo o Estado de Pernambuco que participaram do projeto. A ação tem o objetivo de levar estudantes do ensino médio de escolas de referência e técnicas da rede estadual para desvendar o que há por trás do gigante Complexo de Suape.
Em 2012, o projeto atendeu 4.554 jovens de 99 escolas de Pernambuco. Dentro da Região Metropolitana do Recife, o Horizonte Profissional contemplou 16 municípios, levando estudantes de 64 escolas a Suape. Já no Interior, foram 30 municípios, com a visita de 35 centros de ensino ao Complexo. No local, os grupos participaram de uma palestra institucional e receberam material informativo. Também percorreram o Centro Administrativo e o Centro de Treinamento, onde conheceram de perto as oportunidades diretas e indiretas de trabalho relacionadas às atividades portuárias. Além disso, os jovens ainda puderam conhecer os locais de preservação ambiental e a Zona de Preservação Cultural de Suape. As visitas aconteceram sempre no período da tarde.
No final das visitas, os jovens foram estimulados a escreverem redações para participarem de um concurso, onde deviam abordar o tema “Desenvolvimento e Sustentabilidade”. Durante o evento de encerramento da segunda edição do projeto, as 15 melhores narrativas foram premiadas pelo Governo do Estado. Os estudantes classificados do 1º ao 5º lugar levaram para casa um iPhone e um certificado e as escolas representadas por eles ganharam uma TV de 32 polegadas.
Os alunos que ficaram entre 6º a 10º colocação foram premiados com um iPod, além de seus certificados. Já os classificados entre a 11º e 15º posição, foram agraciados com uma câmera fotográfica. Todas as escolas classificadas receberam a placa comemorativa.
Projeto
O Horizonte Profissional é uma ótima oportunidade para os jovens que vão iniciar uma carreira, assim como uma boa maneira de pensar no aproveitamento da mão de obra local e qualificada. Durante as duas primeiras edições, 9.204 estudantes dos municípios de Pernambuco estiveram no Complexo.