“Estamos promovendo a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda, por meio da qualificação social e profissional dos jovens em situação de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho”, afirmou o governador Wilson Martins durante entrevista à imprensa local.
O Projovem Trabalhador é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí e tem como meta beneficiar mais de 8.500 jovens em 85 municípios piauienses. Cada estudante devidamente matriculado recebe seis parcelas de R$100,00 equivalente ao tempo de duração do curso. Para tanto, o aluno deve comprovar frequência de pelo menos 75% das aulas.
Os cursos oferecidos pelo Projovem Trabalhador possuem 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de qualificação social e as outras 250 horas/aula de qualificação profissional. Além da bolsa de estudo, os alunos também recebem todo o material didático a ser usado durante as aulas. O programa tem como foco os jovens com idade entre 18 e 29 anos, que estejam desempregados e pertençam a famílias com renda per capita de até um salário mínimo.
No Piauí, os jovens inscritos no programa podem optar entre os cursos de Artesanato I e II, Construção e Reparo I e II, Administração, Serviços Pessoais, Vestuário, Joalheria, Alimentação, Telemática, Agroextrativismo, Esporte e Lazer, Turismo e Hospitalidade.