Durante o 2° Encontro Estadual de Estudantes e o 1° Encontro Estadual de Vereadores, realizados pela Juventude Socialista Brasileira do Rio Grande do Sul (JSB/RS), ocorreram vários debates sobre a participação e protagonismo da juventude e da JSB nos grandes debates nacionais. Foram vários os socialistas que participaram das atividades, entre eles, Bruno da Mata, secretário nacional da JSB, Marilia Arraes, vereadora do Recife e o ex-deputado federal Luiz Noé.
Bruno da Mata, que já foi 2° vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), aproveitou a atividade para provocar a juventude gaúcha para militar nas pautas cotidianas. Segundo ele, é importantíssima a valorização da história de luta da juventude nacional, mas que os jovens precisam estar atentos e atualizados com as pautas nacionais. João Pedro Grill, ex-vereador do Cristal, apresentou seus relatos do tempo de vereança e os principais desafios de comandar a juventude gaúcha.
O segundo dia de atividades do encontro promovido pela JSB/RS, contou com a presença da secretária de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Marilia Arraes, e do ex-deputado federal Luiz Noé. Ambos falaram sobre os modelos de políticas públicas para a juventude do PSB.
Marilia Arraes, neta de Miguel Arraes, que presidiu o PSB por mais de 10 anos, é vereadora no Recife e, desde janeiro, comanda a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife. A neta de Arraes apresentou para os jovens gaúchos as principais dificuldades enfrentadas pela juventude nordestina e os grandes desafios que ela terá durante a atuação no Recife. Ela ainda apresentou os principais projetos que vem sendo desenvolvidos na capital pernambucana e salientou a atuação do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, considerado o melhor governador do país.
Já o ex-deputado federal Luiz Noé, eu foi duas vezes vereador em Cruz Alta, apresentou algumas das principais atividades do seu período no Congresso Nacional. Noé fez diversas reflexões acerca da atual situação dos jovens gaúchos e, principalmente, provocou a juventude do PSB a participar dos principais debates nacionais.
Ao final do encontro, uma carta com as principais bandeiras de luta da juventude gaúcha foi apresentada e será divulgada em breve pelo estado.