O ano de 2013 está prestes a marcar a realização de um antigo anseio dos movimentos juvenis brasileiros. A Jornada Nacional de Lutas da Juventude surge da vontade de promover pautas mais amplas dos movimentos sociais de juventude e com o objetivo de reoxigenar a luta social no Brasil.
Cada vez mais heterogênea, a sociedade brasileira vinha acompanhando o fracionamento das mobilizações no nosso país. Movidas pelos mais diversos interesses, as organizações juvenis vinham heroicamente construindo suas pautas e avançando em lutas específicas. Apesar disto repercussão menor dessas lutas, criava a falsa ideia, reforçada por alguns setores da mídia, de que a juventude brasileira não tem causa, não tem lado, e acima de tudo, não se mobiliza.
Compreendeu-se que os principais problemas enfrentados pela nossa juventude no dia a dia são de origem comum, e derivam das opressões de classe, cor, credo, gênero e afins, tendo como causa central a maneira como o sistema capitalista se desenvolveu em nossa nação. Chegamos à conclusão de que a luta do movimento Hip Hop, do movimento estudantil, dos jovens trabalhadores, das jovens trabalhadores, de jovens do campo e de jovens da cidade, no fim das contas é a luta de todos os jovens brasileiros.
Ter os direitos assegurados através da aprovação do Estatuto da Juventude, que está na ordem do dia, é tarefa prioritária das Juventudes Brasileiras. Ocupar as praças e as ruas das nossas cidades, entre os dias 26 de Março e 4 de Abril, para lutar por um país mais justo, livre, humano, democrático e socialista é a tarefa que cada militante da JSB, de cada cidadão, de cada Brasileira e Brasileiro!
Bruno da Mata
Secretário Nacional da JSB