A União Nacional dos Estudantes realizou neste final de semana (8, 9 e 10 de março de 2013) em São Paulo o 61º Conselho Nacional de Entidades Gerais – Coneg que contou com a participação de dezenas de organizações estudantis de todos os cantos do país.
A Juventude Socialista Brasileira esteve presente e reafirmou o seu compromisso com a construção de um movimento estudantil forte, atuante e plural.
Segundo o Diretor de Políticas Públicas de Juventude da UNE, Everton Chacal, a atividade servir para alinhar os esforços que culminaram no 53º Congresso da UNE que será realizado em Goiânia entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2013.
“Nosso compromisso não passa apenas por este Coneg e nem somente pelo Conune. Vai além! A prova disto é nosso comprometimento com a Jornada de Lutas Unificada da Juventude que continua a pautar diversas bandeiras estratégicas para o desenvolvimento do país”, afirmou Chacal.
No entanto o diretor da UNE ressalta que o momento agora de focar esforços para construção da bancada socialista ao Conune e solicita a todos que continuem construindo com força máxima o Cadastro Nacional de Estudantes.
Várias agendas estarão na ordem do dia neste debate e a unidade em torno das propostas da JSB se faz extremamente importante para demonstrar que a atuação da nossa organização está para além do movimento estudantil, é a opinião de Amanda Aguiar, estudante da UFRJ e 1ª vice presidente da UEE-RJ.
“Os debates do Coneg foram extremamente proveitosos, mas a luta se faz cotianamente. Chegou a hora de arregaçarmos as mangas e construir um novo caminho para uma nova universidade, enfatizou Amanda.