Cerca de 150 jovens participaram da aula inaugural do Projovem Trabalhador: Juventude Cidadã, nesta terça-feira (27). Na Paraíba, o projeto vai beneficiar 7 mil jovens entre 18 e 29 anos de idade, em 86 municípios paraibanos. O investimento total é de R$ 15 milhões com contrapartida dos Governos do Estado e Federal.
O governador Ricardo Coutinho participou da aula inaugural e falou que a perspectiva do Projovem Trabalhador, além de promover a qualificação, é o de inserir no mercado de trabalho a população jovem. “Além de ensinar uma profissão, o programa cultiva algo essencial que é o convívio social, porque atinge pessoas que vivem no máximo com um salário mínimo de renda familiar. É um programa extremamente importante, como fiz na época na prefeitura, em que fomos reconhecidos e premiados pelo Brasil. O nosso compromisso é pegar 30% desse pessoal e colocar no mercado do trabalho, seja pelo programa Empreender PB ou por políticas de emprego com carteira assinada”, afirmou.
Inicialmente o programa está ofertando 7 mil vagas e na próxima etapa deve ser ampliado para 10 mil. O Projovem é uma oportunidade de qualificação profissional e de inserção no mercado de trabalho.
Kit escolar – Durante a solenidade da aula inaugural, o governador fez a entrega simbólica do ‘kit escolar’, com bolsa, canetas e caderno em que o jovem terá acesso. O aluno também ganha por mês o benefício de R$ 100,00, caso tenha cumprido 75% de frequência.
Duração – O Projovem Trabalhador iniciou em alguns municípios e terá seis meses de duração. Os cursos contemplam nove áreas ocupacionais: administração, agroextrativismo, alimentação, construção e reparos, metal mecânica, pesca/psicultura, telemática, turismo e hospitalidade e vestuário.